A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

24/02/2013 11:55

Na internet, mil apoiaram protesto contra Renan; na rua, apenas 100

Nyelder Rodrigues e Luciana Brazil
Manifestantes pedem a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado, seja por cassação, ou renúnciaManifestantes pedem a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado, seja por cassação, ou renúncia
Caras pintadas voltam para pedir saída de mais um político brasileiro (Fotos: Luciano Muta)Caras pintadas voltam para pedir saída de mais um político brasileiro (Fotos: Luciano Muta)

Mesmo com o expressivo número de 1 mil curtidas no Facebook, o protesto contra a eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) como presidente do Senado não levou tantas pessoas assim para a rua nesta manhã de domingo (24) em Campo Grande. Aproximadamente 100 pessoas foram ao local. 

A manifestação, uma forma de divulgar a petição pública que colhe assinaturas pela saída de Renan do cargo, foi feita na avenida Afonso Pena, esquina com a rua 13 de Maio. 

Além de Campo Grande, a manifestação engloba outras 37 cidades brasileiras, inclusive cidades de fora do país,como a Lisboa (POR), Paris (FRA) e Dublin (IRL). De acordo com um dos organizadores local, Bruno Ribeiro do Prado, de 18 anos, o objetivo é cassar o mandato de Renan Calheiros, ou fazer com que ele renuncie.

Dona Maria Aparecida revive ao lado da neta a luta pela mudança.Dona Maria Aparecida revive ao lado da neta a luta pela mudança.
Bandeira Nacional é carregada como esperança pelos manifestantes.Bandeira Nacional é carregada como esperança pelos manifestantes.

Um das presentes, a acadêmica de Ciências Contábeis, Jéssica Ermel, de 22 anos, ficou insatisfeita com o baixo comparecimento. “Isso que deixa a gente indignada. É muito fácil a gente clicar no facebook, mas quando precisa ir pra rua, não vai”, reclama.

Ela também explica que criou o evento no círculo de amizades da rede social, e 30 confirmaram presença curtindo o evento, mas nem 10 deles foram ao local.

Já o organizador, Bruno Ribeiro, é mais otimista, mas também lamenta o público abaixo do confirmado. “A gente esperava mais, mas sabemos que no facebook é assim, as pessoas curtem, mas não vão para as ruas”, comenta.

Bruno conta que a manifestação tem apoio do Movimento Voluntário, que ganhou destaque ao protestar recentemente na Capital contra o aumento salarial e outros atos dos vereadores. Ao todo, já foram colhidas 1,6 milhões de assinaturas pelo Brasil, número, segundo Bruno, inferior apenas ao movimento “Veta, Dilma”, relacionado ao Código Florestal.

Entre faixas e cartazes pedindo a saída de Renan Calheiros do Senado, uma delas dizendo que “a maioria não é silenciosa. O governo que é surdo”, e gritos de protesto acompanhados de um trio elétrico, estava a dona Maria Aparecida, de 70 anos.

Também otimista com o movimento, ela, usando pintura verde e amarela no rosto, diz que acompanhou o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo, e atualmente senador também por Alagoas, e acredita que os jovens podem novamente mudar algo.

“Os jovens se uniram contra o Collor e agora é a vez dos jovens de hoje. Impossível que as pessoas não se lembrem e elejam o Renan de novo. Acredito na mudança, na força dos jovens. O povo precisa ser sacudido”, argumenta Maria Aparecida.

Outra que crê no poder de mudança da juventude é Aline Arruda, estudante de Direito de 21 anos. “No impeachment de Collor os jovens fizeram a diferença. E agora com o Renan no Senado, a gente não vai fazer nada?”, indaga da jovem, que também afirma esperar maior adesão popular, e reclama que na hora de se manifestar, ninguém faz nada.

Também estudando Direito, Victor Hugo Pereira Salgado, de 21 anos, fala que o objetivo é conseguir que o movimento surta efeito, e mesmo se não de imediato, não continuar “fazendo barulho” até conseguir.



Olá, o movimento foi realmente divulgado apenas na internet, erro crasso eu sei. Porém, foi o possível pois o movimento foi meio em cima da hora tivemos pouco mais de uma semana pra realizar tudo (9 dias), nesse tempo não conseguimos apoio de nenhuma gráfica devida a escassez de tempo. Gerson Alvarenga Monteiro, seu apoio é muito bem-vindo sim, tente deixar algum contato seu aqui nos comentário, se possível.
 
Bruno Ribeiro do Prado em 25/02/2013 16:39:38
Brasileiro é assim 99% nem lembra em q votou, no nordeste votaram num jumento e ele ganhou disparado, quem sabe numa geraçao futura as coisas mudam, por enquanto viva a propina, viva a corrupçao e a ladroegem. ( BRASIL UM PAÍS DE TOLOS )
 
Roberto rodrigues paulino em 25/02/2013 12:35:27
Uma pessoa no facebook tinha mais de 1000 "amigos" relacionados, mas no seu funeral só apareceram a mãe e o vizinho.
 
Antonio Carlos em 25/02/2013 09:59:09
Incrível como são os brasileiros, para ligarem para um tal de BBB são milhões de pessoas que comparecem por motivos inúteis, mas para um algo serio não dão a minima, por isso temos a politica que merecemos.. lamentável...
 
Edson Fontoura em 25/02/2013 09:45:16
Faz-me rir... É muita ingenuidade o povo achar que pintar a cara e sair na rua resolve alguma coisa nesse Brasil. Como bem observou Gerson Dias, o Movimento dos Cara Pintada foi uma fachada. Não foi isso que definiu os rumos do impeachment do Collor, que aliás foi outra falácia! Botaram ele de bode espiatório e a corja toda continuou lá! Ta aí esse Renan coronel, o Pucci de Alagoas, tirando sarro da nossa cara!
 
Suellen Kemp em 25/02/2013 09:10:32
Mas de onde eles tiraram que o Collor saiu da presidencia por causa dos jovens com caras pintadas?? Essa é uma ilusão que venderam pra esse povo e eles aceitaram]
 
Gerson Dias Maranhão de Paula em 25/02/2013 07:40:20
Não estava sabendo desse mooble flesh, fiquei chateado por não fazer corpo presente nesse evento. Votei no Avaaz.org para tirá-lo do poder. Não podemos esquecer de tudo que o Renan Calheiro, que hoje é presidente do senado brasileiro, fez contra o o nosso país. Ele pensa que colocando na mídia a ideia de reduzir 262 milhôes de reais com gastos no governo, esquecerermos as "tramóias" feitas com o dinheiro público. Bruno Ribeiro, sei que você tem seus afazeres, porém, quando houver outros movimentos, pode contar conosco. Vamos mandar e-mails aos interessados e crescer o movimento.
 
gerson alvarenga monteiro em 24/02/2013 23:50:42
Infelizmente, não pude estar presente neste evento. Sou a favor em tirar o Renan, sim,.Ele pensa que só porque colocou a ideia de reduzir os gastos no governo, em média de 260 milhões de reais em dois anos,pensa que iremos esquecer os golpes dados no passado. Ele falou em transparência política, agora? Esse mooble flesh realizado, eu não fiquei sabendo, participei na votação com a Avaaz.org. Em o
 
gersona alvarenga em 24/02/2013 23:39:45
talvez não foi divulgado direito pois eu por exemplo não sabia , mas só fica na rede social...um movimento como este tem que sair na midia nas panfletage nas esquina e por ai vai, ficou muito sem divulgação...a tv morena por exemplo tudo que é contra o governo na maioria das vezes ela não da espaço..mas a verdade é que o senado se equiparou a uma penitenciaria de segurança maxima.. BANDIDO MAIS PERIGOSO É QUE MANDA.
 
haroldo jose fernandes nogueira em 24/02/2013 17:19:00
Já é um começo, temos que anunciar estas manifestações com maior antecedência.
 
Milton santolaia em 24/02/2013 15:34:30
Alguém ainda tem dúvidas que não vai virar em nada? O Renan fica rindo da cara de todos. Protestaram contra o aumento dos vereadores, e ai? eles baixaram os salários? O fato é que protestar depois não adianta, na hora da eleição muitos aceitaram vale combustível, troca de favores, etc, então agora aguentem. E esse povo fica citando o episódio do Collor, será que alguém ainda acredita que aquilo foi vontade popular mesmo? Na época uma emissora de tv forçou tudo, e agora com o Renan não dá destaque, então tudo vai continuar como está.
 
Rafael Santos em 24/02/2013 12:52:47
Se Fosse Uma Festa ou Um Showzunho Qualquer ( Restart , Por Exemplo ) Teriam Mais de Duas Mil Pessoas de Todas as Idades Pulando e Gritando Lá. A Maioria do Povo Brasileiro Nunca Vai Sair da Lama.
 
Gildo Oliveira em 24/02/2013 12:50:20
os senadores renan e sarney deveriam ter a mesma grandeza do papa e renunciar aos mandatos deixando nos livres para escolher outros politicos para chefiar o brasil.
 
ademar faria em 24/02/2013 12:48:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions