ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  04    CAMPO GRANDE 24º

Política

Nascida em MS, Mailza disputa 2º turno no Acre contra jornalista

Governadora enfrenta o senador Alan Rick após os dois receberem 49,68% e 32,31% dos votos

Por Silvia Frias | 04/10/2026 14:47
Nascida em MS, Mailza disputa 2º turno no Acre contra jornalista
Mailza Assis e Alan Rick alternaram a preferência do eleitorado na pesquisa (Foto/Reprodução)

A disputa pelo Governo do Acre será decidida no segundo turno entre a governadora Mailza Assis (PP) e o senador Alan Rick (Republicanos). Mailza, nascida em Mundo Novo (MS), terminou a primeira votação com 49,68% dos votos válidos, enquanto Alan recebeu 32,31%. Como nenhum dos candidatos alcançou mais da metade dos votos válidos, os dois voltam a se enfrentar nas urnas em 25 de outubro.

Mailza chegou à eleição no exercício do cargo. Natural de Mundo Novo, ela é pedagoga, tem MBA em políticas públicas e iniciou a trajetória no serviço público como secretária municipal de Administração de Senador Guiomard. Foi senadora pelo Acre e eleita vice-governadora na chapa de Gladson Cameli (PP) em 2022, assumindo definitivamente o governo em abril de 2026.

Entre as propostas de Mailza apresentadas na campanha estão a diversificação da produção rural, incentivo à agricultura familiar, atração de investimentos para industrialização, modernização das escolas e ampliação da formação técnica e tecnológica.

Alan Rick nasceu em Rio Branco, é jornalista e administrador de empresas, com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduação em jornalismo político. Trabalhou por cerca de 20 anos na televisão antes de entrar para a política. Foi eleito deputado federal em 2014, reeleito em 2018 e chegou ao Senado em 2022, com 154.312 votos.

No plano apresentado para governar o Acre entre 2027 e 2030, Alan colocou entre as prioridades o fortalecimento da economia, a descentralização dos serviços públicos, saúde, segurança e infraestrutura. Na área rural, também defendeu ampliar a área produtiva, avançar na regularização fundiária e rever embargos que atingem produtores. Mailza, por sua vez, também defendeu durante a campanha a expansão das áreas destinadas à produção agropecuária, ponto em que os dois adversários apresentam posições semelhantes para o desenvolvimento econômico do Estado.