A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

30/10/2012 17:21

Nelsinho diz que vai submeter à equipe de Bernal projeto do IPTU

Fabiano Arruda

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), vai submeter à apreciação da equipe de transição do prefeito eleito, Alcides Bernal (PP), projetos referentes a cobrança de impostos que passam a vigorar com novos percentuais a partir do ano que vem, como o do IPTU.

Dessa forma, os projetos poderão ser ajustados e atender as pretensões do prefeito eleito, já que as matérias, por lei, têm de atender o princípio da anterioridade, ou seja, serem modificados neste ano para valer a partir do ano que vem.

Segundo informações da Prefeitura, o projeto do IPTU, que deve ser enviado na próxima semana à Câmara Municipal, está em fase de elaboração e aguarda a planta genérica de valores, elaborada pela CVI (Comissão de Valores Imobiliários).

O levantamento indica o valor de mercado dos imóveis em Campo Grande e serve como base para indicar o percentual de reajuste do imposto para o próximo ano.

Durante a sessão de hoje na Câmara, os vereadores também informaram que iriam deixar a decisão final sobre o projeto do IPTU para Bernal.

Segundo o presidente da Casa, vereador Paulo Siufi (PMDB), se Bernal desejar colocar em prática sua proposta de congelamento do IPTU, isso será feito já a partir do próximo ano. “Se o Bernal quiser que o congelamento aconteça logo, isso vai acontecer”, garantiu o presidente.

Uma reunião de Bernal com os integrantes da Câmara foi agendada pelo vereador Athayde Nery (PPS) para a próxima terça-feira.

Por meio de sua assessoria de comunicação, o prefeito eleito disse que não pode ser responsabilizado pelas ações já tomadas pela atual administração, mas apenas quando tomar posse em 1º de janeiro. No entanto, caso seja consultado, juntamente com sua equipe de transição, dará opiniões sobre o projeto.

Câmara quer deixar decisão sobre IPTU 2013 para Alcides Bernal
A Câmara Municipal de Campo Grande planeja deixar a decisão final sobre o projeto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o prefeito elei...
Tribunal marca julgamento da apelação de Lula para janeiro de 2018
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, marcou para 24 de janeiro de 2018 o julgamento da apelação do ex-presidente ...


Ao contrário de muitos que aqui manifestaram, não acho que o Prefeito Bernal esteja errado quando fez do IPTU um tema de discussão para ser uma de suas propostas de governo. É impossível congelar ou baixar o valor do IPTU? Sabemos, que não. Tem muita gordura aí. Sabemos, também, que dinheiro não vai faltar, não acredito. Você acredita? Por acaso vocês lembram de alguma proposta de campanha do Nelsinho. Temos a memória curta. Eu me lembro de muitas e que não saíram de propostas. IPTU mais em conta para 2013, já, é só quererem. Ou estou errado? O que impede? Hummmmmmmmmmmmmmmmm
 
Manoel Taveira em 31/10/2012 10:03:02
Faço de alguns comentários acima as minha palavras, pois tenho casa em Campo grande - MS, e casa em São José dos Campos-SP, tendo as duas valores imobiliários praticamente identicos, porem o imóvel em Campo grande pago em média R$-1.200,00 anual, e a de São José dos Campos em Media R$- 430,00. Concluindo... Além de congelar o IPTU como foi dito em campanha eleitoral, deveria também rever o percentual a ser cobrado, que em Campo Grande é um absurdo (1%) o que equivale as maiores cidades da europa.
 
ARLEY SOARDI NOGUEIRA em 31/10/2012 09:54:03
eu só quero ver se o bernal vai conseguir fazer pelo menos a metade do que prometeu !!!
 
CLAIRE DOS SANTOS TRELHA TRELHA em 31/10/2012 09:26:24
Calma povo deixa tomar posse da prefeitura, vcs ja estao falando que ele não vai fazer sendo que ele assumiu a prefeitura..
 
DENISE DE JESUS SOUZA em 31/10/2012 09:24:02
Com 63% a mais no bolso dos vereadores que nada fazem, quero ver o IPTU pra onde vai!!!!!!
 
Alexandre Rezende em 31/10/2012 09:16:22
Agora não adianta espernear. Prometeu vai ter que cumprir. Pelo menos que se mexa e faça aconteecer em 2013. Não tem essa que até o final do ano quem governa é o Nelsinho. Ele governa, mas o Bernal tem que fazer valer suas promessas e é agora que se mexe no IPTU. A cidade não para e não pode parar. O seu governo Sr. Bernal, já deveria ter começado, com uma equipe de transição já montada, justamente para rever esses assuntos emergentes.
 
Jéssica Santos em 31/10/2012 09:09:47
Pode congelar sim, os seus antecessores só fizeram obras com verbas do governo federal. Não sei o que fazem com tanto dinheiro do IPTU que não é barato.
 
João Crisóstomo de Campo Grande - MS em 31/10/2012 09:09:34
Agora que a porca torce o rabo. Quero só ver qual vai ser a desculpa do novo prefeito....
 
Leonardo Reis em 31/10/2012 08:56:52
Isto mesmo, congela por 3 anos, os valores dos imóveis continuarão a subir e como o cálculo e feito com base no valor do imovel atualizado, daqui a 3 anos o reajuste sera de 100% do IPTU hoje. Aí eu vou realmente "pagar" pra ver a promessa.
 
Marcilio Souza em 31/10/2012 08:43:24
Oi, Clovis
também acho um absurdo,o valor do IPTU, sem contar que na minha região, pagamos também asfalto, esgoto e iluminação publica. O IPTU é pra que mesmo?
 
zuleide alves de moura em 31/10/2012 08:35:39
o alcides bernal ainda nem tomou posse e já tá correndo das promessas que fez. Bom, como ele mesmo dizia, não é promessa, é compromisso. Vamos cobrar.
 
raquel sobrinho em 31/10/2012 08:18:42
Congelar? É lamentável que o povo não prestou atenção ás explicações do Giroto enquanto candidato...acreditar nessa possibilidade de congelamento? Me desculpe, mas o povo pediu para ser enganado! Começou muito mal o novo prefeito...leiam a manchete do Correio do Estado onde ele "lava as mãos" nesse assunto. E agora Bernal?
 
Kelly Moraes em 31/10/2012 08:09:01
Sou contra o congelamento do IPTU isto é golpe político paguei o imposto à vista e agora que vem a redução de 20% vem este cara chamado advogado radialista dizer que vai congelar absurdo golpe golpe publiquem esta falácia investiguem e não permitam esta injustiça.
 
Carlos Alberto Silva em 31/10/2012 08:05:35
E o Bernal em cima do Muro novamente, agora tem que ter peito e Hombridade para cumprir os Compromissos firmados, esta história que só posso responder depois do dia 1º de janeiro é papo furado, para isso que existe Equipe de Transição, Oro para que Deus ilumine seus Passos Bernal e possa Ser Melhor Prefeito que o Nelsinho (e terá que comer muito feijão)
 
Giovanny Nunes Ramos em 31/10/2012 08:03:22
Vixi... nem tomou posse e já está querendo fugir do compromisso??? jogar a responsabilidade para administração anterior isso todo mundo faz... quero ver cumprir com o prometido, que isso sim dificilmente é feito... Bernal, sua oportunidade tá aí, o Siufi está te dando a oportunidade de começar a cumprir com o prometido, não fuja da raia...
 
Marcio Cavanha em 31/10/2012 08:01:45
Antes de ficar criticando leia tudo sobre o assunto. O IPTU pode ser alterado, congelado ou diminuido esse valor cobrado sim. O objetivo principal desse imposto é arrecadar para o municipio manter asfalto e melhoria dos imóveis, coisa que nunca foi feita em Campo Grande. Nós pagamos asfalto, taxa de luz e todo material gasto no esgoto. O que a prefeitura te beneficiou? É que tem de sobrar dinheiro para gastar com propaganda e outros não explicados ao povo. IPTU desse preço, pagaria todo asfalto nos bairros e recapeamento. Eu faria se fosse Prefeito.
 
luiz alves em 31/10/2012 07:26:06
Sr. Bernal não adianta amarelar, tem que já assumir compromissos, Ja que mentiu tem que sustentar a mentira logo de cara. Este é o seu primeiro desafio, Só está começando prepare-se.
 
josé Robertp da Cruz em 31/10/2012 07:24:54
ahahahah
cade o Bernal agora, já esta se esquivando da responsabilidade, vai ser igual ao Lombardi, voz bonita, mas ninguem vê.
estamos de olho...
 
pedro arenales em 31/10/2012 07:24:41
EXCELENTE. JÁ TEMOS A 1a. OPORTUNIDADE PARA O BERNAL MOSTRAR PARA QUE VEIO. VAMOS ACOMPANHAR E COBRAR, POIS PROMESSA É DIVIDA.
ESPERAMOS QUE SE CUMPRA O PROMETIDO, CONGELAR O VALOR DO IPTU..
VAI QUE É SUA BERNAL. COMEÇE A NOS MOSTRAR QUE VOCE É CAPAZ.
 
roberto rios em 31/10/2012 06:28:15
Maria Amelia, bom dia! com o devido respeito que a senhora merece, deve tambem, entender que todos sao merecedores das mesmas considerações. Querer que o prefeito eleito cumpra promessas de campanha mesmo antes de assumir o cargo, e um absurdo, para nao dizer outras coisas. Sejamos inteligentes, municipes que querem e torcem por uma Campo Grande melhor. Vamos dar tempo ao novo PREFEITO, aguardar pelo menos o HOMEM ser empossado no cargo e começar a trabalhar. QUE DEUS TE ABENÇOE BERNAL, PREFEITO ELEITO COM MUITO MERITO QUE VOSSA EXCELENCIA CONSIGA COM A GRAÇA DE DEUS E AJUDA DOS SENSATOS E HONRADOS IMPLEMENTAR SEUS PROJETOS PARA UMA CAMPO GRANDE MELHOR COM A FORÇA DA GENTE...........
 
joao carlos araujo em 31/10/2012 05:37:24
espero que o bernal nao nos decepcione porque confiamos nos projetos dele
e por isso e que ele foi eleito
 
paulo bezerra em 31/10/2012 00:39:34
E o Bernal vai mesmo congelar o IPTU e cortar a gordura do passe do ônibos como o VARDER E O ZECA falou pra ele que dá???
 
Carlos Marques em 30/10/2012 22:52:49
O prefeito atual esta mais do certo, em submeter ao projeto, eu quero ver e governar e fazer obras planejadas sem verbas, a onde até as calçadas são os funcionarios da prefeituras e que tem que limpar, tirar os matos da frente das residencias.
 
Vilson Jara em 30/10/2012 22:13:22
Nada mais justo do que o Senhor Bernal cumprir aquilo que vinha prometendo em sua campanha. O resultado Ele alcançou, e por isso nao tem desculpas. pois a população saberá cobra-lo esta promessa e outras. Estamosa vigilantes Sernhor Bernal. Isaias B. Arajo/Vila Sobrinho
 
Isaias B de Araujo em 30/10/2012 21:59:33
Acho que esta decisão deve ser tomada pelo Bernal a partir de 1 de janeiro de 2013, quando assumir seu cargo de Prefeito, ele HOJE nao tem poder de decisao, porque o nosso prefeito é o NELSINHO até dia 31 de janeiro de 2012. Esta é minha opiniao e tenho certeza que assim deve ser feito... caso ao contrario manda o Bernal assumir agora a prefeitura...
 
Lucia Froes em 30/10/2012 21:50:17
BOA PREFEITO AGORA FICA COM ELE A BOLA ELE DIZIA QUE IRIA CONGELAR O IPTU TA NA HORA DE CUMPRIR A PROMESSA,ACHO QUE O NELSINHO DARIA UM BOM SECRETARIO DE HABITAÇÃO NO GOVERNO DO ANDRE E O MARUN UM BOM DEPUTADO E ASSIM O RINALDO ACHA UMA VAGUINHA PRA ELE DO PSDB NA PREFEITURA.
 
jose roberto jacques em 30/10/2012 21:33:54
Para quem conseguiu ganhar a eleição com "muitas" promessas ao eleitor que o colocou na cadeira de prefeito, poderia aproveitar a oportunidade e já começar a trabalhar, ou se preferir, usar a velha tática de no 1º ano estar colocando a casa em ordem, e não fazer nada.
 
Carlos Machado em 30/10/2012 21:11:07
Desapega....
 
sandra lima em 30/10/2012 20:41:23
Que deixar mané deixar!!! alguém manda um "Aurélio" para o atual prefeito entender que NÃo manda mais, na administração de 2013 ... que coisa!
 
sandra lima em 30/10/2012 20:41:08
iiiiiii.... O Bernal está correndo de suas promessas, ele prometeu que iria congelar o IPTU, disse que baixaria o valor de imediato! Isso foi só promessa! Prometeu tem que cumprir!! Você não disse que governaria para as pessoas, ai está a primeira oportunidade de fazer algo pelas pessoas!
 
Bruno Diapos em 30/10/2012 20:40:31
POR ACASO O NOSSO PREFEITO ALCIDES BERNAL EM CAMPANHA E DEBATE AFIRMOU QUE IRIA REVER O IPTU NÃO CONGELAR, CASO ISSO FOSSE NECESSÁRIO O FARIA ESSE É O MEU PREFEITO DALE BERNAL.............
 
alexsander dos santos em 30/10/2012 20:33:53
Se o Bernal não congelar o IPTU vou jogar na internet a promessa dele, pois afinal eu dei o meu voto de graça confiando na promessa dele.
 
ilma matos em 30/10/2012 20:24:59
Com certeza promessa é dívida, quero meu Iptu congelado, o mesmo valor ou mais baixo, ele não poderá aumentar, a partir de janeiro quero que comece a cumprir suas promessas.
 
Elaine Machado em 30/10/2012 19:56:20
não entendi a resposta dele...não é responsabilidade dele?mas é dinheiro que vai entar no mandato dele,se ele prometeu congelamento de iptu,parece que os vereadores irão ajudar nessa promessa!
 
Carlos Barbosa em 30/10/2012 19:48:04
Aqui na minha região não tem correios, casas lotéricas, terminais nem bancos nem nada e pagamos um IPTU tão caro que parece que estamos morando numa metrópole quando na verdade vivemos numa cidade pequena!! CONGELEM O IPTU!!!
 
clovis araujo em 30/10/2012 19:21:49
....chupa Bernal, e ainda, março tem reajuste de tarifas de transporte público..quero só ver !!! Não começa com embromation, enrolation, quem votou em voce, quer resultado e posicionamento firme, não comece com essa de vou ver...vou criar comissão..vc é o prefeito, utilize um pouco da arrogância que vc tanto propagou como defeito dos outros e seja arrogante, congele o IPTU por dois anos !!!
 
Sergio Correa em 30/10/2012 19:15:31
Promessa é dívida e quando se ganha o benefício (ganhar eleição) deve fazer o mais rápido possível aquilo que foi prometido ao povo. O povo que votou no Bernal acreditou naquilo que ele falou em campanha, que era o congelamento do IPTU e estamos aguardando.
 
Maria Amelia Santos em 30/10/2012 18:52:54
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions