ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara quer deixar decisão sobre IPTU 2013 para Alcides Bernal

Danúbia Burema | 30/10/2012 12:50

A Câmara Municipal de Campo Grande planeja deixar a decisão final sobre o projeto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o prefeito eleito Alcides Bernal (PP), que assume o mandato no dia 1º de janeiro de 2013.

O projeto de reajuste do imposto ainda não foi encaminhado à Câmara pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB). Contudo, o presidente do legislativo municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), adiantou que a votação será conforme o desejo do prefeito eleito.

Segundo Siufi, se Bernal desejar colocar em prática sua proposta de congelamento do IPTU, isso será feito já a partir do próximo ano. “Se o Bernal quiser que o congelamento aconteça logo, isso vai acontecer”, garantiu o presidente.

“Se ele (Bernal) falou em seu programa de governo durante a campanha sobre o congelamento do IPTU, tem que começar a valer já”, concordou o vereador Airton Saraiva (DEM).

Uma reunião de Bernal com os integrantes da Câmara foi agendada pelo vereador Athayde Nery (PPS) para a próxima terça-feira. O desejo de Siufi, entretanto, era adiantar o encontro para esta semana. Mas, a intenção de Athayde é de o prefeito eleito participar da sessão, inclusive usando a tribunal da Câmara.

Na pauta do primeiro encontro de Bernal com os vereadores após a eleição, a questão principal será o IPTU, mas serão discutidos também projetos sobre os quais a Câmara decidirá agora para vigorarem somente a partir do próximo ano. O orçamento 2013, que tramita na Comissão de Finanças, é um deles. O relator da peça orçamentária, vereador Herculano Borges (PSC), prorrogou o prazo para entrega das emendas dos vereadores para o dia 5 de novembro.

Articulações – Se de um lado o prefeito eleito se aproxima dos vereadores, de outro o PMDB articula a coesão do grupo político que fará oposição na Câmara. Está prevista para a próxima segunda-feira (5), reunião dos 21 vereadores eleitos na coligação do deputado federal Edson Giroto (PMDB) com o candidato derrotado nas urnas e o governador André Puccinelli (PMDB).

Segundo o presidente da Câmara, Paulo Siufi, no encontro serão avaliados nomes para coordenar o grupo de oposição do legislativo municipal e se ele será orientado por Giroto ou continuará sob o comando do governador André Puccinelli.

Nos siga no Google Notícias