A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Abril de 2018

30/10/2012 12:50

Câmara quer deixar decisão sobre IPTU 2013 para Alcides Bernal

Danúbia Burema

A Câmara Municipal de Campo Grande planeja deixar a decisão final sobre o projeto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o prefeito eleito Alcides Bernal (PP), que assume o mandato no dia 1º de janeiro de 2013.

O projeto de reajuste do imposto ainda não foi encaminhado à Câmara pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB). Contudo, o presidente do legislativo municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), adiantou que a votação será conforme o desejo do prefeito eleito.

Segundo Siufi, se Bernal desejar colocar em prática sua proposta de congelamento do IPTU, isso será feito já a partir do próximo ano. “Se o Bernal quiser que o congelamento aconteça logo, isso vai acontecer”, garantiu o presidente.

“Se ele (Bernal) falou em seu programa de governo durante a campanha sobre o congelamento do IPTU, tem que começar a valer já”, concordou o vereador Airton Saraiva (DEM).

Uma reunião de Bernal com os integrantes da Câmara foi agendada pelo vereador Athayde Nery (PPS) para a próxima terça-feira. O desejo de Siufi, entretanto, era adiantar o encontro para esta semana. Mas, a intenção de Athayde é de o prefeito eleito participar da sessão, inclusive usando a tribunal da Câmara.

Na pauta do primeiro encontro de Bernal com os vereadores após a eleição, a questão principal será o IPTU, mas serão discutidos também projetos sobre os quais a Câmara decidirá agora para vigorarem somente a partir do próximo ano. O orçamento 2013, que tramita na Comissão de Finanças, é um deles. O relator da peça orçamentária, vereador Herculano Borges (PSC), prorrogou o prazo para entrega das emendas dos vereadores para o dia 5 de novembro. 

Articulações – Se de um lado o prefeito eleito se aproxima dos vereadores, de outro o PMDB articula a coesão do grupo político que fará oposição na Câmara. Está prevista para a próxima segunda-feira (5), reunião dos 21 vereadores eleitos na coligação do deputado federal Edson Giroto (PMDB) com o candidato derrotado nas urnas e o governador André Puccinelli (PMDB).

Segundo o presidente da Câmara, Paulo Siufi, no encontro serão avaliados nomes para coordenar o grupo de oposição do legislativo municipal e se ele será orientado por Giroto ou continuará sob o comando do governador André Puccinelli.



Com certeza a decisão para o IPTU do próximo ano já tem que ser discutida e levada a efeito pelo prefeito eleito Alcides Bernal. Afinal, ele afirmou expressamente em sua campanha e em debate televisivo na TV MORENA, no 2º turno da campanha eleitoral, que congelaria o IPTU. Proposta esta, aliás, defendida pela candidato VANDER no 1º turno das eleições, que apoiou o prefeito eleito no 2º turno afirmando que suas propostas haviam sido aderidas por Bernal. Então, com toda a certeza, o projeto de arrecadação do IPTU do ano de 2013 deve ser discutido e decidido pelo novo prefeito. E que ele cumpra sua promessa, é o que Campo Grande espera.
 
Douglas Gomes em 02/11/2012 01:10:02
O prefeito eleito Alcides Bernal já foi vereador e sabe muito bem como funciona a Casa. Se realmente ele quer o IPTU congelado ou até mesmo reduzido, é só ter peito e falar com os vereadores para votarem como prometeu em campanha. Agora ficar falando que só é prefeito a partir de 1 de janeiro é brincadeira. Ele prometeu que a partir de 1 de janeiro congelaria o IPTU, resolveria a situação dos Postos de Saúde, funcionando com médicos 24h. Vamos esperar para ver ou será mais um politiqueiro que só promete para ser eleito e o povo que votou que fique à mingua, esperando o proximo periodo eleitoral para ouvir mais mentiras.
 
Roberto Ferreira em 31/10/2012 15:02:45
O que temos que fazer é, a partir do dia 1 de janeiro, colocarmos um placar, contando os dias em que o prefeito eleito Alcides Bernal terá para cumprir o que prometeu em campanha. Vamos ver se ele é mais uma farinha do mesmo saco ou se realmente veio para resolver os problemas da saúde, educação, transporte e asfalto...
 
Roberto Ferreira em 31/10/2012 14:55:26
..lembrando Sr. Afonso neto, que o reajuste de tarifa publica de transporte é em março, se o Bernal criticou a arrogância e falta de humanidade dos gestores anteriores...que agora mostre que tem caráter de cumprir o que prometeu aos seus eleitores...!! E falta, hospital municipal, saúde 24hs, postos lotados de médicos felizes, creche em cada esquina...e aquele atendimento humano prometido...e esqueci, tudo com planejamento, já que nada em Campo Grande foi planejado nos últimos 20 anos !! Bernal, ser prefeito, é isso, comece a fazer ago que nunca fez como vereador e deputado estadual...trabalhar e apresentar propostas sérias..rsrsrsrs, sucesso para o Sr. !!!!!!
 
Sergio Correa em 30/10/2012 19:24:42
Isso tudo sera facil para o Bernal e sua equipe... É só nao colocar mais dinheiro na recuperaçao do corrego da norte e sul e sobrara dinheiro .. POis anos de investimento e continua caindo tudo
 
elton luiz crestani em 30/10/2012 17:26:15
Quero meu IPTU congelado Bernal!!!!!
Quero pediatra 24 horas em todos os postos!!
Quero aumento do número de creches!!
Quero mais funcionários nos postos de saúde!!
Promessa é dívida!!
 
Luís Ribeiro em 30/10/2012 17:00:23
Legal Afonso Neto. É isso ai
 
Marcos Batista em 30/10/2012 16:39:21
Se são propostas do Bernal, ele tem que cumprir, e cabe a nós cidadãos campo grandenses cobrar dele e dos vereadores.
 
Oswaldo Ferreira em 30/10/2012 16:36:02
Vai ter que fazer o milagre. Prometeu vai ter que cumprir!
 
Carlos Magno em 30/10/2012 16:31:40
Silvia helena, bernal nao se importa com Nossa senhora...
 
francisco guimaraes em 30/10/2012 15:17:49
Parabens .pela grande vitoria,tenho certeza absoluta de que vc fara,sempre o melhor para nossa cidade. Que Nossa Senhora da Aparecida.mãe de todos nós te proteja e cubra com seu Manto Sagrado.Vc merece .Bjos no seu coraçao.Sou sua Fã número O,que vem antes do numero 1.
 
silvia helena de souza paes em 30/10/2012 15:04:15
iptu congelado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to pagando pra ver!!!prometeu tem q cumprir
 
nilda lima em 30/10/2012 15:03:15
Prometeu agora vai ter que cumprir né Bernal. E agora. Vai honrar ? Estamos de olho.
 
Jair Leite em 30/10/2012 14:30:28
Queremos o congelamento do IPTU, médicos 24h em postos de saúde, hospital municipal, não queremos mais pagar taxa de asfalto e iluminação e queremos todas as ruas de campo grande asfaltadas e sem buracos. Tambem queremos um atendimento mais "humanitário" e espaços culturais em todos os bairros da capital e que a tarifa de ônibus seja diminuida em, no mínimo, 25c. Mas pode começar com o IPTU...
 
Afonso Neto em 30/10/2012 13:54:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions