A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 22 de Março de 2019

27/10/2018 12:26

No último dia, campanha finalmente chega às ruas do Centro da Capital

Apoiadores de Bolsonaro, Haddad, Odilon e Reinaldo vão às ruas de Campo Grande para defender seus candidatos

Humberto Marques
No último dia, campanha finalmente chega às ruas do Centro da Capital
Cabos eleitorais nos altos da Avenida Afonso Pena; campanha foi às ruas da Capital neste sábado. (Foto: Mirian Machado)Cabos eleitorais nos altos da Avenida Afonso Pena; campanha foi às ruas da Capital neste sábado. (Foto: Mirian Machado)

Faltando menos de 24 horas para a abertura das urnas e votação no segundo turno das eleições deste ano, a campanha eleitoral tomou as ruas da região central de Campo Grande. Antes tímida, com pouca presença de cabos eleitorais, as atividades de campanha movimentam apoiadores dos quatro candidatos envolvidos na disputa –os presidenciáveis Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) e os concorrentes ao governo do Estado, Odilon de Oliveira (PDT) e Reinaldo Azambuja (PSDB)– e também de pessoas que desejam repassar aos eleitores informações sobre o voto consciente, independentemente de quem será o escolhido.

A Avenida Afonso Pena é um dos pontos centrais de concentração dos cabos eleitorais neste domingo em grande parte de sua extensão, todos munidos de camisetas, bandeiras, adesivos, panfletos e disposição para fazer barulho. Houve atividades da campanha de Reinaldo na região no Shopping Campo Grande. Na área central, apoiadores do tucano e de Odilon –ambos concorrentes que apoiam Bolsonaro– e de Haddad exibiam bandeiras e abordavam eleitores.

Na esquina com a Rua Rui Barbosa, a reportagem encontrou cabos eleitorais de Odilon, que dividiam espaços no trecho da Avenida entre a 13 de Maio e a 14 de Julho com os apoiadores de Reinaldo, que também adesivaram veículos. Na 14, militantes e simpatizantes do PT também faziam campanha para seu presidenciável.

A pluralidade política não representou tensão na área central da cidade: os simpatizantes das candidaturas respeitaram os espaços e se concentraram em fazer suas campanhas. Em resposta, motoristas buzinavam próximos aos locais em que estavam próximos daquele que tinham sua preferência.

A campanha, contudo, promete ir até o início da noite, pelo menos: a partir das 14h, tanto apoiadores de Odilon como de Reinaldo prometem realizar carreatas por Campo Grande.

Conscientização – Além das campanhas por candidatos, outro movimento, no Centro de Campo Grande, visava a conscientizar a população sobre fatores que podem influenciar seu voto. O grupo Jornalistas pela Democracia se concentrou na Rua Barão do Rio Branco, próximo à 14 de Julho, onde montou mesas de debate sobre diferentes temas que foram abordados ao longo desta eleição –como fake news, Operação Lava Jato, liberdade de expressão e autoritarismo.

No local, algumas pessoas se sentiram motivadas a se aproximarem para tirar dúvidas, enquanto outras eram abordadas pelo coletivo ou ouviam falas ao microfone. Conforme os participantes, o movimento não envolveu afirmações contra ou a favor de candidatos, e sim defender o direito a expressão de cada um para que pensem de uma forma e garantam a liberdade de outro em relação às suas crenças “e que todos convivam com isso”, afirmou um participante.

Confira vídeo sobre as ações de campanha no Centro da Capital neste sábado:

No último dia, campanha finalmente chega às ruas do Centro da Capital


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions