ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Nove ex-prefeitos e um vereador estão na lista de possíveis inelegíveis em MS

Também constam na lista ex-secretários e presidentes entidades que tiveram suas contas reprovadas

Jhefferson Gamarra e Jéssica Benitez | 10/08/2022 18:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Presidente do TCU, Bruno Dantas em ato de entraga da lista ao presidente do TSE, Edson Fachin (Imagem: Reprodução)
Presidente do TCU, Bruno Dantas em ato de entraga da lista ao presidente do TSE, Edson Fachin (Imagem: Reprodução)

Nove ex-prefeitos de cidades do Mato Grosso do Sul e um vereador de Campo Grande estão entre os 70 nomes que podem ficar inelegíveis conforme lista entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo TCU (Tribunal de Contas da União), nesta quarta-feira (10). Todos tiveram contas reprovadas pela Corte nos últimos oito anos.

Arlei Silva Barbosa (MDB) ex-prefeito de Nova Alvorada do Sul, Celso Luiz da Silva Vargas (Solidariedade) ex-prefeito de Maracaju, Dinalva Mourao (PSDB) ex-prefeita de Coxim, Eder Brambilla (MDB) ex-prefeito de Corumbá, Eledir Barcelos de Souza (PT) ex-prefeito de Santa Rita do Pardo, Fauzi Suleiman (MDB) ex-prefeito de Aquidauana, Heliomar Klabunde (MDB) e Julio Cesar de Souza (PDT) ex-prefeitos de Paranhos, José Garcia (PTB) ex-prefeito de Paranaíba, além do vereador por Campo Grande Jamal Salem (MDB), fazem parte da lista de sul-mato-grossenses. Veja todos os nomes aqui.

A relação conta com 6.804 nomes de pessoas de todo o Brasil. De acordo com o TCU, são casos já transitados em julgado, em que não há mais possibilidade de recursos sob os aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia.

“Nossos auditores sempre tiveram acesso a todas as informações que necessitaram para produzir seus relatórios. Isso nos dá muita tranquilidade porque sabemos que a transparência é, de todos os ativos que uma democracia precisa ter, certamente um dos mais valiosos. É o que permite que um cidadão possa fiscalizar o que seus representantes e líderes da nação estão a fazer”, ressaltou o presidente do Tribunal de Conta, Bruno Dantas.

Agora, cabe à Justiça Eleitoral declarar ou não a inelegibilidade dos possíveis candidatos das eleições, com base na Lei da Ficha Limpa. “A explicitação dessa listagem, a transparência em relação ao zelo empregado para com a coisa pública pelos governantes, são fatos que robustecem o nosso processo de registro de candidaturas, a fiscalização das inelegibilidades e a importância do agir ético por parte daqueles que almejam governar, que pretendem guiar a nossa comunidade política”, frisou o presidente do TSE, Edson Fachin ao receber a listagem.

O TCU julga as contas de gestores públicos de 3 maneiras: regulares, regulares com ressalvas, irregulares. Todo ano eleitoral a Corte divulga a listagem. Em 2022, a região com maior número de pessoas com contas irregulares a Nordeste, com 2.718 casos. Sudeste aparece em segundo lugar, com 1.573 casos; seguida de Norte, com 1.181; Centro-Oeste, com 709; e por último, a região Sul, com 610 contas irregulares.

Nos siga no Google Notícias