ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Novo titular da Sesau vai à Câmara relatar problemas na Saúde da Capital

José Mauro Pinto de Castro Filho participou de duas audiências na Casa para expor situação da pasta e receber pedidos de vereadores

Humberto Marques | 09/04/2019 19:08
Presidente da Câmara, João Rocha, e o novo titular da Sesau, durante agenda nesta terça-feira. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)
Presidente da Câmara, João Rocha, e o novo titular da Sesau, durante agenda nesta terça-feira. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

Vereadores de Campo Grande receberam nesta terça-feira (9), para duas reuniões, o novo titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). José Mauro Pinto de Castro Filho participou de audiência da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) e de um encontro ampliado, na presidência da Câmara, com os demais vereadores. A intenção foi apresentar um quadro geral do setor e receber demandas dos parlamentares.

Castro Filho assumiu a Sesau no início de abril, em substituição a Marcelo Vilela. Titular da pasta desde o início da gestão de Marquinhos Trad (PSD), o ex-secretário caiu em meio a reclamações de usuários sobre a demora no atendimento nas unidades de saúde, vinculada à falta de profissionais.

“Viemos passar uma situação geral da Secretaria de Saúde, as dificuldades em relação à superlotação nas unidades de atendimento, deficiências na assistência básica, deficiências na medicina especializada e também na questão estrutural, principalmente na parte de informática”, afirmou o secretário, que antecipou aos vereadores o fechamento de parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), do Ministério da Saúde, para apoio técnico na assistência básica e na questão gerencial de unidades de saúde e no treinamento de equipes.

Castro Filho também comentou de problemas que os agentes de combate a endemias têm para ir às casas em busca de focos do mosquito Aedes aegypti –transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. “Sabemos que 80% dos focos estão nas casas e o desafio é porque os agentes nem sempre conseguem entrar”, destacou, via assessoria.

Além da CLJR, o secretário se reuniu com outros vereadores, onde recebeu informações sobre projetos de lei do setor que podem ser pauta de discussões. O presidente da Comissão de Saúde da Casa, Dr. Lívio (PSDB), informou que Castro Filho pretende retornar à Casa em breve, com técnicos, para detalhar os principais projetos da Sesau. “Tivemos essa primeira visita em que ele se apresentou e solicitou essa agenda com todos os vereadores”, detalhou.

Plenário – Na sessão desta terça, foram aprovados dois projetos na Câmara. O primeiro deles, em turno único, trata da contagem processual em dias úteis em procedimentos administrativos perante a administração municipal e suspensão de contagem de prazos de acordo com o que prevê o Código do Processo Civil.

Também foi aprovado, em regime de urgência, decreto legislativo que concede o título de Visitante Ilustre a 24 pessoas relacionadas à Academia de Letras, em alusão à posse dos membros da Academia Feminina de Letras e Arte de Mato Grosso do Sul, em 30 de abril.

Nos siga no Google Notícias