ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Para falar com ministro da Justiça, lideranças de MS fazem protesto em Brasília

Graziela Rezende | 29/05/2014 12:35

Para conseguir uma reunião com o ministro José Eduardo Cardozo, ao menos 300 lideranças indígenas de todo o país ocupam neste momento os acessos do Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Liderança em Mato Grosso do Sul e representante da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Lindomar Terena diz que os índios pretendem entregar um documento com 36 processos de regularização de terras indígenas. Eles ainda reivindicam a efetivação dos processos de demarcação, entre outras coisas.

A comunidade pretende ainda impedir a tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 215/2000, que inclui, entre as competências exclusivas do Congresso Nacional, a aprovação de demarcação de terras indígenas e a ratificação das demarcações já homologadas.

O projeto estabelece critérios e procedimentos de demarcação regulamentados por lei, sendo esta defendida pelos integrantes da bancada ruralista.

Apoio – Ontem (28), no início da noite, lideranças indígenas se reuniram com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para pedirem apoio na tramitação de matérias de interesse dos índios.

“Estamos negociando com a assessoria para que seja recebida uma comissão, porque resolvendo a questão da demarcação de terra acaba com a violência contra os povos indígenas”, destacou à Agência Brasil a liderança de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, os índios permanecerão no local até obterem uma resposta.

Na terça-feira (27), os índios participaram de um protesto em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, junto com outros movimentos sociais, quando criticaram os gastos com a Copa.

Nos siga no Google Notícias