ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Paulo Duarte adverte PT nacional sobre “aliança por conveniência” em MS

Kleber Clajus | 16/02/2014 15:15
Duarte vai a São Paulo "afinar discurso" com partido para as eleições deste ano (Foto: Cleber Gellio / Arquivo)
Duarte vai a São Paulo "afinar discurso" com partido para as eleições deste ano (Foto: Cleber Gellio / Arquivo)

O presidente regional do PT (Partido dos Trabalhadores), Paulo Duarte, tem reunião marcada para amanhã (17), às 9h, com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. Durante o encontro, na sede em São Paulo (SP), ele pretende advertir a direção sobre o risco de uma “aliança por conveniência”, seja ela nacional ou local. Ele também lembra que uma aproximação com o PMDB no Estado deve ser encarada com “cuidado”.

Ao justificar a ida sozinho a São Paulo, sem a presença do pré-candidato ao governo do Estado, Delcídio do Amaral, Duarte comenta que o senador tem outro compromisso agendado, mas garante que eles estão em “sintonia” e os encontros com a executiva serão constantes. Nesse sentido, Delcídio deve se reunir em breve com Rui Falcão, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, também na Capital paulista.

“Vamos estabelecer linha de diálogo muito forte com a Executiva Nacional, até porque, não tem como deixar de observar questões regionais. As alianças têm que estar em sintonia com aquilo que a população pensa e não simplesmente por conveniência política, seja da direção nacional do partido ou daqui”, pontua Duarte, que também é prefeito de Corumbá.

Nos bastidores, há quem aponte que a aliança nacional seja também concretizada no Estado, uma vez que o PMDB ocupa vice-presidência com Michel Temer na administração de Dilma Rousseff. Com isso, petistas e peemedebistas podem vir a ocupar o mesmo palanque.

Outro fator que pode fazer a diferença na construção política é o governador André Puccinelli (PMDB) assumir uma candidatura ao Senado. Por enquanto, o PMDB tem Simone Tebet, mas a pressão interna para que alavanque o partido é grande, o que pode alterar as “peças no tabuleiro” político.

“É óbvio que se você olhasse do lado do governo Federal ele vai dizer que aliança com o PMDB [é favorável], mas nós temos que mostrar que a aliança não pode ser tanto pela conveniência e não se esquecer de estar sintonizada com a população”, ressalta o dirigente regional do PT.

Duarte deixa claro que o esforço maior do partido se concentra em torno do pré-candidato Delcídio do Amaral e que o momento é de “não errar nas alianças”. “Vamos alinhar os discursos e atitudes daqui para frente”, esclarece.

Nos siga no Google Notícias