ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Pedro Chaves discute criação de Fundo Pantanal com Temer e ministro

Nyelder Rodrigues | 23/10/2017 23:32
Pedro Chaves ao lado do presidente Michel Temer, em visita feita ao MS (Foto: Divulgação)
Pedro Chaves ao lado do presidente Michel Temer, em visita feita ao MS (Foto: Divulgação)

O senador sul-mato-grossense Pedro Chaves dos Santos (PSC) aproveitou a visita ao Mato Grosso do Sul do presidente Michel Temer (PMDB) e do ministro do Meio Ambiental, Sarney Filho, para discutir a criação do Fundo Pantanal. O encontro aconteceu na fazenda Caiman, em Miranda - município localizado a 201 km de Campo Grande, no sábado (21).

De autoria do senador, a proposta do fundo pretende cooptar doações de empresas e um percentual de financiamentos públicos para a realização de atividades produtivas e também de preservação da região da Bacia do Alto Paraguai.

"Já ouvi ambientalistas, produtores rurais e dezenas de representantes dos setores interessados no assunto", comenta o senador, que vai propor a criação do dispositivo no relatório do Projeto de Lei 750/2011, que define regras para a gestão e proteção do Pantanal.

Atento à importância da ação para o meio-ambiente, o ministro Sarney Filho declarou que as portas dos ministérios estão abertas para o senador Pedro Chaves. "Já conversamos a respeito da proposta em benefício do bioma pantaneiro e, com toda certeza, faremos o possível para que o fundo se torne realidade", frisa.

Segundo Pedro Chaves, os recursos do fundo serão investidos em ações de conservação, prevenção, monitoramento e combate à degradação dos recursos hídricos, principalmente no que diz respeito ao rio Taquari, que há décadas sofre com a degradação e o assoreamento.

"Já conversei com Sarney Filho e Blairo Maggi (ministro da Agricultura), e também com a direção da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) sobre o assunto e todos se mostraram bastante receptivos à proposta", diz Chaves.

Sobre a conversa com o presidente, o senador afirmou que houve a garantia de que ações voltadas para essas questões serão tratadas de forma primordial. "Ele nos deu a certeza de que estará atuando para atender nossas demandas. Inclusive, já marcou audiência comigo esta semana para discutir mais o assunto", afirma.

Nos siga no Google Notícias