ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Pesquisa aponta Odilon com 63% da preferência do eleitorado de Aquidauana

Cenário é visto na pesquisa de intenção de votos estimulada; já na espontânea Odilon Ribeiro segue em primeiro, mas com 45%

Nyelder Rodrigues | 15/09/2020 16:05
Atual prefeito de Aquidauana busca reeleição é o favorito nas intenções de votos (Foto: Divulgação)
Atual prefeito de Aquidauana busca reeleição é o favorito nas intenções de votos (Foto: Divulgação)

O atual prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB), lidera a corrida eleitoral pela prefeitura da cidade, localizada a 120 km de Campo Grande. Ele busca a reeleição em 2020 e deve ter como vice o vereador Youssef Saliba (MDB), somando pelo menos 63% das intenções de votos conforme pesquisa realizada entre os dias 9 e 11 de setembro.

Realizada pelo Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Opinião Pública) sob o número 05393/2020 no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), a pesquisa entrevistou 300 pessoas, indicando cenários diversos.

No primeiro, com a intenção de votos estimulada, Odilon apareceu em primeiro, sendo escolhido por 63% dos entrevistados. Sua principal adversária é Viviane Orro (PSD), que aparece em segundo com apenas 14%. Cipriano Mendes aparece em terceiro, com 5%, mesmo percentual de Saliba, que chegou a lançar pré-candidatura.

Armando Anache é o último na lista, com 2%. Os entrevistados que escolheram entre voto em branco/nulo ou responderam estar indecisos somam, respectivamente, 6% e 5%. A margem de erro é de três pontos para mais e para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Já em um segundo cenário, também estimulado, Odilon Ribeiro foi confrontado diretamente Viviane Orro. Ele aparece com 68% das intenções de votos, enquanto Viviane tem apenas 18%. Brancos e nulos são 8% do eleitorado consultado, enquanto os indecisos são 6%.

Por fim, em um cenário de votação espontânea, ou seja, sem que as opções sejam apontado pelo entrevistador, Odilon aparece em primeiro com 45% dos votos, seguido de Viviane, com 10%, e Saliba, com 2%. Cipriano Mendes e Armando Anache aparecem com 1% cada, assim como outros nomes diversos citados na entrevista. Brancos, nulos e indecisos foram 40%.

Rejeição - A pesquisa também aferiu a taxa de rejeição dos candidatos. Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 14% dos entrevistados não citaram nenhum candidato. A menor taxa foi a de Odilon, com apenas 6% de rejeição.

Já a rejeição de Cipriano e Saliba alcançou os 16 e 20%, respectivamente. Armando Anache é o segundo mais rejeitado ao lado de Saliba, também com 20%, enquanto o maior índice verificado, com 24%, foi o de Viviane Orro - que é esposa do deputado estadual Felipe Orro, curiosamente, peessedebista igual Odilon Ribeiro.

Nos siga no Google Notícias