ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

PF buscou documentos da secretaria de Obras de 2007 e 2008, diz Reinaldo

Na segunda fase da Operação Lama Asfáltica, policiais cumpriram 15 mandados de prisão

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 10/05/2016 11:35
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), na Caravana da Saúde. (Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado).
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), na Caravana da Saúde. (Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado).

A equipe da PF (Polícia Federal), que vistoriou a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras), na manhã desta terça-feira (10), pegou documentos referentes a 2007 e 2008, segundo o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Bem cedo, policias federais deflagraram a segunda fase da Operação Lama Asfáltica, que, por sua vez, investiga supostos desvios de recursos de obras estaduais. A ação, desta vez, apura indícios da prática dos crimes de lavagem de dinheiro, inclusive decorrentes de desvio de recursos públicos federais e provenientes de corrupção passiva, com a utilização de mecanismos para ocultação de valores, como aquisição de bens em nome de terceiros e saques em espécie.

Reinaldo afirmou que a equipe teve “livre acesso” à secretaria, aberta para os investigadores. "Eles voltaram agora para pegar documentos de 2007 e 2008", disse. O período corresponde aos dois primeiros anos de mandato de Puccinelli no governo estadual. O local precisou ser fechado para vistoria da Polícia Federal. Esta é a segunda vez que a operação faz busca na pasta estadual, localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Há a informações, confirmadas pelos advogados de defesa, de que o ex-deputado federal, Edson Giroto, sua esposa, o empresário João Amorim, e sua sócia, Elza Cristina Araújo, tiveram prisões temporárias decretadas pela Justiça. Eles dizem não saber o motivo da ação e que vão pedir cópia da decisão para apresentarem defesa.

A casa do ex-governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), também foi visitada nesta manhã. Os policiais ficaram cerca de uma hora e meia na residência e saíram de lá com uma mochila preta. André confirmou que os policiais levaram alguns documentos, mas não disse qual seria o conteúdo do material. Ele está na sede da Polícia Federal neste momento.

Nos siga no Google Notícias