ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Investigado na 1ª fase da Lama Asfáltica, dono da Proteco é preso pela PF

Aline dos Santos | 10/05/2016 09:05
João Amorim foi apontado como líder de esquema no ano passado. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
João Amorim foi apontado como líder de esquema no ano passado. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Proprietário da Proteco Construções, o empresário João Alberto Krampe Amorim dos Santos também foi preso na manhã desta terça-feira (dia 10) na segunda fase da operação Lama Asfáltica. A informação foi apurada pela reportagem. Ele já era investigado na primeira etapa da ação, realizada pela PF (Polícia Federal) em 9 de julho de 2015. Na ocasião, ele foi apontado como líder do esquema envolvendo empreiteiras e poder público

O empresário chegou a ser preso em julho, mas por posse ilegal de arma de fogo. A primeira fase não tinha mandado de prisão.

Nesta nova etapa, são 15 mandados de prisão temporária. Dentre os presos, está o casal Edson e Rachel Giroto. Ele é ex-secretário estadual de Obras e ex-deputado federal. A prisão deles foi confirmada pelo advogado Jail Azambuja, que atua na defesa e  foi à superintendência da PF na manhã de hoje.

Nesta segunda fase, batizada de Fazendas de Lama, são 28 mandados de busca e apreensão, além de 24 mandados de sequestro de bens de investigados. Os mandados são cumpridos em Campo Grande, Rio Negro, Curitiba (PR), Maringá (PR) Presidente Prudente (SP) e Tanabi (SP).

Conforme a polícia, o nome Fazendas de Lama é referente à aquisição de propriedades rurais com recursos públicos desviados de contratos de obras públicas, fraudes em licitações e recebimento de propinas, resultando também em crimes de lavagem de dinheiro.

A CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal encontraram indícios da prática dos crimes de lavagem de dinheiro, inclusive decorrentes de desvio de recursos públicos federais e provenientes de corrupção passiva, com a utilização de mecanismos para ocultação de valores, como aquisição de bens em nome de terceiros e saques em espécie. São investigados contratos com valor acima de R$ 2 bilhões.

Nos siga no Google Notícias