ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

PF tem 103 investigações sobre desvio de dinheiro público em MS

Marta Ferreira e Danúbia Burema | 05/11/2012 20:49

A Polícia Federal mantém 103 investigações em Mato Grosso do Sul sobre desvio de recursos públicos, parte de um total de 8,1 mil investigações que correm sobre o assunto em todo o País, que apontam para desvio de R$ 11,6 bilhões. Do total de investigações, 47 estão a cargo da Superintendência Regional da PF, em Campo Grande.

A PF não detalha a que se referem as investigações. Em reportagem de hoje, o jornal Folha de S.Paulo informou que os inquéritos sobre desvio de dinheiro público representam 10% do trabalho da PF no País.

Conforme o jornal paulista, as apurações são concentradas em verbas dos ministérios da Educação, da Saúde, dos Transportes e de Cidades ou ainda repassadas pelos órgãos para os Estados e municípios.

Um relatório, ao qual o jornal teve acesso, informa que a maior parte das investigações está no Nordeste (3.767), no Sudeste (2.022) e no Norte (1.091). Outras 720 são no Centro-Oeste e, por fim, 410, são no Sul do País.

O relatório é fruto da criação, no final de 2011, do SRDP (Serviço de Repressão a Desvios de Recursos Públicos).

Em todo o País, segundo a reportagem da Folha,há 1.633 agentes públicos sob investigação, entre políticos que ocupam cargos eletivos e servidores públicos. Os delitos mais comuns são peculato (1.402 inquéritos) e crimes em licitação (1.148 investigações).

As prefeituras motivam, no País, 1819 inquéritos. De acordo com a PF, isso ocorre porque a maior parte dos recursos federais para educação, saúde e cidades são repassados às administrações municipais para que elas efetuem as compras. Em geral, é nesse momento em que ocorrem as fraudes, de acordo com a corporação.

Nos siga no Google Notícias