ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

PMDB se antecipa à “janela da infidelidade” e libera Délia ao PR

Partido também montou comissão para conversar com outras legendas sobre eventual aliança para eleição de 2016

Helio de Freitas, de Dourados | 21/12/2015 11:36
Ao lado de Renato Câmara, Geraldo Resende fala em reunião do PMDB (Foto: Walter Ramos/Divulgação)
Ao lado de Renato Câmara, Geraldo Resende fala em reunião do PMDB (Foto: Walter Ramos/Divulgação)

A vereadora Délia Razuk, que já anunciou sua saída do PMDB para se filiar ao PR e ser candidata à prefeita de Dourados em 2016, não vai precisar esperar a “janela da infidelidade”, que ocorre em março do próximo ano para permitir a troca de partido sem risco de perda de mandato – regra prevista na minirreforma eleitoral aprovada neste ano.

O diretório municipal da legenda peemedebista decidiu, em reunião no fim de semana, liberar a vereadora para trocar de partido a qualquer momento, sem risco de enfrentar um processo por infidelidade partidária. O grupo de Délia, formado por cerca de mil pessoas, já migrou para o PR.

Além da liberação da vereadora, o diretório, presidido pelo deputado federal Geraldo Resende, marcou para março uma pré-convenção sobre as eleições municipais, reafirmou candidatura própria à prefeitura da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul em 2016 e montou uma comissão para conversar com outros partidos sobre eventual aliança.

A comissão é formada por Geraldo Resende, pelo vice-presidente do PMDB, Celso Dal Lago, pelo segundo vice-presidente, deputado estadual Renato Câmara, e pelo secretário municipal de Saúde Sebastião Nogueira.

No dia 5 de março o PMDB fará uma pré-convenção para debater as propostas dos filiados interessados em disputar a prefeitura e deve escolher nessa data o nome que será submetido à convenção. Além de Geraldo, outro pré-candidato a prefeito é Sebastião Nogueira.

Conforme a assessoria de Geraldo Resende, o filiado interessado em submeter seu nome à pré-convenção terá de requerer a indicação à Comissão Executiva de 22 a 29 de fevereiro do ano que vem.

“O filiado escolhido estará autorizado a entabular entendimentos com outras agremiações partidárias com vistas à formação de coligação para a disputa eleitoral, não sendo permitido, contudo, negociar a indicação do candidato a prefeito que será, necessariamente, do PMDB”, decidiu o partido.

“A aprovação dessas propostas comprova a unidade partidária em torno do objetivo de ter uma chapa forte para prefeito e também de boas coligações para conseguirmos grande número de vereadores para dar sustentação a um projeto arrojado de administração”, afirmou Geraldo Resende.

Nos siga no Google Notícias