Por dia, 2 pesquisas eleitorais são registradas no TSE
No período de 17 a 21 de maio, foram registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dez pesquisas de intenção de voto para presidente da República, uma média de duas por dia.
Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) aparecem como principais protagonistas nas pesquisas anteriores, tecnicamente empatados.
As pesquisas são de âmbito nacional e estadual e vão apurar intenção de voto dos eleitores da Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Roraima, Pernambuco e Rio de Janeiro para presidente e vice-presidente da República, senador e governador, de acordo com a Justiça Eleitoral.
Desde o dia 1º de janeiro, todas as pesquisas de intenção de voto para conhecimento público devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de 5 dias da divulgação.
Precisam ser registradas no TSE as pesquisas sobre candidatos a presidência da República. Já as enquetes sobre os outros cargos (governador, senador e deputados federal e estadual) têm de ser registradas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do estado pelo qual o candidato vai concorrer.
As entidades e empresas que realizam as pesquisas devem informar quem contratou e pagou a pesquisa; valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização.
TRE/MS