ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Prefeito cassado em Jardim perde cargo em secretária do governo do DF

Ângela Kempfer | 14/04/2019 10:17
Marcelo Henrique de Mello durante evento como subsecretário de Atenção Integral à Saúde do Distrito Federal. (Foto: Divulgação)
Marcelo Henrique de Mello durante evento como subsecretário de Atenção Integral à Saúde do Distrito Federal. (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito de Jardim, Marcelo Henrique de Mello, perdeu nesta semana o cargo de subsecretário de Atenção Integral à Saúde do Distrito Federal. A demissão ocorreu com base na Lei da Ficha Limpa e de decreto local de 2015, ambos que impedem a nomeação até mesmo em cargos comissionados de pessoas inelegíveis.

Marcelo e o vice, Erney Cunha Bazzano Barbosa (PT), foram cassados pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), após acusação de compra de votos. Enquanto o prefeito ficou inelegível por oito anos, penalidade que só vence em 2021, seu vice disputou a eleição suplementar realizada em 2013 e foi eleito.

O ex-prefeito havia sido empossado no início do ano pelo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O caso foi revelado por reportagens e levou o governo, inclusive, a obrigar os indicados a preencherem a partir de agora declaração informando se respondem a processo administrativo ou judicial. 

Marcelo e Erney já haviam tido os diplomas de prefeito e vice-prefeito cassados pela 22ª Zona Eleitoral de Jardim. Entretanto, eles conseguiram seguir o mandato após a defesa entrar com um pedido que suspendeu a cassação. Não conseguiram reverter a decisão, o que obrigou a cidade a fazer nova eleição.

Na época, a votação no TRE foi unânime e considerou a primeira sentença correta, já que as provas apontavam que Marcelo Henrique entregou cestas básicas a eleitores de Jardim em troca de votos.

Nos siga no Google Notícias