ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Prefeito diz que extinção da tarifa de água é justa e vai recorrer na Justiça

Desembargador deu ganho de causa à Águas Guariroba e determinou a anulação do decreto

Mayara Bueno | 30/03/2018 09:04
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). (Foto: Marina Pacheco).
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). (Foto: Marina Pacheco).

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), disse que o decreto que extinguiria a tarifa mínina de água tem base técnica e que vai recorrer da determinação judicial que o derrubou.

Decisão do desembargador Marcos José de Brito Rodrigues, ontem, mandou a prefeitura suspender o decreto, alegando que não houve estudo de impacto, nem previsão de reajuste no contrato com a Águas Guariroba, que tenta, desde o fim de dezembro, derrubar a medida da prefeitura.

"A decisão que tomei tem base técnica e é socialmente justa, tanto que um desembargador acolheu a tese do município. Entretanto, contra esse decisão de outro desembargador, cabe recurso e eu vou recorrer".

As mudanças na tarifa mínima foram instituída pelo decreto 13.312/2017 e anunciadas em 26 de outubro de 2017 pelo chefe do Executivo municipal.

Em dezembro, a Justiça determinou a suspensão do decreto de redução. A prefeitura conseguiu reverter a situação dias depois. A concessionária entrou com novo recurso, cuja decisão saiu agora.

A medida previa redução de R$ 75 para R$ 45 a taxa aplicada de quem consumia de 0 a 10 m³ (metros cúbicos) de água por mês.

Ou seja, até quem não consumiu nada no mês pagava o valor e era justamente este ponto combatido no decreto. Essa medida começou a valer no começo de 2018 e a previsão era de que, no próximo ano, a tarifa mínima seria extinta. Portanto, as pessoas só pagariam o que de fato consumiriam no mês. "Não vou desistir e recorrerei porque não é justo cobrar de quem não consome".

Nos siga no Google Notícias