ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Prefeitos farão pressão por rateio do ICMS

Redação | 02/12/2009 10:32

Correndo contra o tempo, os prefeitos de 60 municípios do Estado vão amanhã à Assembleia Legislativa para cobrar a aceleração do projeto que altera os critérios de rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Em agosto, uma comissão formada pelos prefeitos de Aquidauana, Bataguassu e Ribas do Rio Pardo levou a proposta ao legislativo estadual. Contudo, o fim do ano se aproxima e o projeto permanece inalterado.

"Precisamos que seja aprovado esse ano para vigorar em 2011. Havia promessa de que seria posto em pauta", salienta o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira (PPS), que visitou a redação do Campo Grande News.

Amanhã, às 9h, os prefeitos participam de uma reunião na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Em seguida, vão à Assembleia. Conforme Moureira, o aumento no repasse do ICMS é vital para muitas cidades.

"Na reunião, vamos alertar que 20,25 municípios não têm como pagar o décimo terceiro salário dos servidores públicos".

Na prática, a proposta dos prefeitos reduz o repasse em 18 cidades para aumentar o valor nos demais 60 municípios.

A mudança ocorreria no critério de cota igualitária, que passaria de 7% para 12%. Conforme Moureira, para o aumento da cota igualitária, o ICMS Ecológico cairia de 5% para 2% e o critério de receita própria passaria de 3% para 1%.

Para o prefeito, o fato da mudança não interferir nos 75% do repasse de ICMS ao qual os municípios têm direito devido à própria movimentação financeira, minimizaria o efeito nas finanças das cidades que sofreriam redução.

"Em Ribas, seria R$ 40 mil, R$ 50 mil a mais por mês para investir em custeio, transporte e serviços".

Tentativas

Nos siga no Google Notícias