ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Presidente da Câmara diz que vai procurar Santa Casa para resolver impasse

Hospital restringe atendimento no Pronto-Socorro e prefeitura diz que vai ao MPF

Mayara Bueno | 07/08/2017 13:35
Presidente da Câmara, João Rocha, PSDB. (Foto: Marcos Ermínio).
Presidente da Câmara, João Rocha, PSDB. (Foto: Marcos Ermínio).

Depois do apelo do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), o presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB), disse que vai procurar a direção da Santa Casa para tentar resolver o impasse que envolve município e instituição de saúde, que resolveu restringir o atendimento há quase uma semana.

Nesta segunda-feira, 7, durante agenda no gabinete do Paço Municipal, onde estava o presidente da casa de leis e outras autoridades, Marquinhos pediu apoio de quem estava por lá, no sentido de pedir que a instituição normalize o atendimento.

"Faço apelo aos presentes para que peçam que a Santa Casa reabra os portões. Dificuldades todos nós temos, mas isso pode se tornar uma situação de calamidade".

Questionado, João Rocha disse entender a importância do serviço que a Santa Casa presta e que a população não pode passar por isso. “Neste momento, vamos agir para intermediar. Vamos verificar qual é o gargalo do hospital pessoalmente”.

O presidente afirma que vai ligar ainda hoje para o presidente da instituição, Esacheu Nascimento, e buscar uma reunião, a princípio, entre ele e a diretoria.

Nesta manhã, o prefeito relembrou a intervenção feita no hospital, em 2005, mas afirmou que, no momento, a intenção é buscar o MPF (Ministério Público Federal) para ajudar a resolver a situação.

O hospital recebe repasse mensal de R$ 20,2 milhões da prefeitura e, num novo contrato, solicitou reajuste para R$ 23 milhões. Contudo, o poder público não aumentou o valor, sob compromisso de reduzir a demanda de atendimento em 30%.

Na semana passada, uma faixa informando superlotação e falta de vagas foi colocada no portão em frente ao hospital.

Com restrição no atendimento desde a última quarta-feira (dia 2), a Santa Casa de Campo Grande entra no quinto dia de Pronto-Socorro “fechado” à demanda espontânea, ou seja somente pacientes enviados pela regulação são atendidos.

Nos siga no Google Notícias