ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Presidente do Senado diz que PEC que cria 4 tribunais federais contém erro

Agência Brasil | 07/06/2013 20:08

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou ontem (6), em nota, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que cria quatro tribunais regionais federais (TRFs), com sede nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus.

A PEC foi promulgada ontem pelo vice-presidente do Congresso, deputado André Vargas (PT-PR), na ausência do presidente da Casa, que está em viagem ao exterior. Com isso, a tramitação dos processos de Mato Grosso do Sul na esfera federal, que acontecia em São Paulo, passa a acontecer em Curitiba (PR).

Desde a aprovação da proposta, Renan vinha adiando a promulgação, sob o argumento de que a PEC contém erro formal. “A opção de não promulgar a emenda que criou quatro tribunais regionais federais decorreu do entendimento de que a proposta contém erro formal, suscetível de questionamentos jurídicos, já que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados sofreu alterações substanciais em relação ao que foi enviado pelo Senado Federal”, diz o senador na nota.

Para Renan, o correto seria os senadores apreciarem novamente a proposta, uma vez que, durante a tramitação e aprovação na Câmara, o texto foi alterado pelos deputados.

Entidades que representam a magistratura, no entanto, alegam que há necessidade de nova votação do texto pelos senadores. No entendimento dos juízes, a alteração feita na Câmara é de técnica legislativa e não modificou o conteúdo aprovado no Senado.

Apesar de não concordar com a promulgação da PEC, Renan disse que não poderia limitar o poder do deputado André Vargas. “Não posso limitar as competências regimentais do primeiro vice-presidente do Congresso Nacional. Igualmente não poderia, eternamente, adiar ou cancelar compromissos oficiais em virtude desta emenda”, concluiu o senador.

Nos siga no Google Notícias