ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Pressionada por servidores, base aliada atua como oposição ao governo

Deputados formaram comissão para intermediar negociação que, para o Executivo, não tem razão de existir.

Leonardo Rocha | 07/06/2017 14:59
Pressionados pelos servidores públicos, aliados do governo reforçam oposição. (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Pressionados pelos servidores públicos, aliados do governo reforçam oposição. (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Protestos que movimentaram a Assembleia Legislativa nesta semana evidenciam fragilidades na base aliada do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Com servidores reclamando em plenário após o anúncio de reajuste salarial zero este ano, parlamentares saíram em defesa do funcionalismo e se viram pressionando o tucano – o Parlamento montou, inclusive, uma comissão para levar os pedidos à Governadoria.

A situação econômica do Executivo levou o governo ao "reajuste zero", apenas mantendo abono salarial definido em negociação anterior. Medida necessária, por exemplo, para o Estado não ultrapassar o limite de gastos com a folha de pessoal, previsto pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Apesar da posição firmada e de contar com a maioria na Assembleia – 19 dos 24 deputados –, a base aliada fracassou na defesa do "reajuste zero". Preferiu, diante da pressão, "intermediar" uma nova reunião entre as categorias e Azambuja.

O líder do Governo, Rinaldo Modesto (PSDB), reconhece que, na terça-feira (6), dia dos protestos no plenário, em função da "pressão e tensão" na Assembleia os deputados optaram por formar uma comissão. "A equipe do governo já tinha explicado, mas eles (servidores) queriam uma reunião direta com o governador, então preferiram fazer esta mediação".

Rinaldo contemporiza sobre eventual "falta de pulso" da base aliada, dizendo que a intenção era ajudar na negociação. "Não faltou apoio ao governador, mas, em função do clima tenso, foi sugerida a comissão para intermediar o assunto".

Na oportunidade, foi Paulo Siufi (PMDB) quem propôs a formação da comissão, sugestão que foi aceita por todos os líderes dos blocos partidários, tanto da base como da oposição ao governo, restrita aos 4 petistas e o peemedebista Siufi, que se diz independente, mas seu partido apóia o governo.

E não faltam discursos para justificar a posição do Parlamento. O líder do PMDB, Eduardo Rocha, por exemplo, diz que esta "mediação" já ocorria nos governos anteriores. "Mesmo tendo maioria, os deputados sempre contribuíram na discussão do reajuste com o governo, desde a época do (ex-governador) André (Puccinelli)", de quem também é um fervoroso aliado.

Suplente, Carlos Alberto David, o coronel David (PSC), só assumiu na Assembléia graças ao convite que o governador fez ao titular da vaga, José Carlos Barbosa, o Barbozinha, (PSB), para comandar a Secretaria de Segurança Pública. David, no entanto, atua como opositor ao "reajuste zero" proposto pelo governo. "Solicitei que negociações sejam reabertas", diz o "aliado".

A comissão que pretende convencer o governador Reinaldo Azambuja a refazer suas contas para atender algumas categorias do funcionalismo, como especificamente a Polícia, é formada por Renato Câmara (PMDB), Paulo Siufi (PMDB), Coronel David (PSC), Mara Caseiro (PSDB) e Cabo Almi (PT). Em tese, a maioria, Câmara, David e Caseiro, apoiam o governo do Estado. 

Nos siga no Google Notícias