ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Prévias do PMDB abrem mês decisivo para eleições 2010

Redação | 28/02/2010 20:30

As prévias do PMDB, previstas para o próximo domingo, vão dar início ao mês decisivo para as eleições de 2010 deste ano em Mato Grosso do Sul. Março será fundamental para o governador André Puccinelli (PMDB), que deverá definir a composição da chapa majoritária, incluindo-se um dos candidatos a senador e o vice.

A campanha para a presidência da República também terá um mês importante, principalmente, porque termina no início de abril o prazo para o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) se desincompatibilizar do cargo para disputar a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A semana será decisiva para os dois pré-candidatos a senador do PMDB. O deputado federal Valdemir Moka e o senador Valter Pereira vão disputar as prévias no próximo domingo. Um dos dois será candidato do partido ao Senado. A expectativa é que 15 mil dos 25 mil filiados deverão votar.

Com o candidato a senador definido, o PMDB começará a definir neste mês o candidato a vice-governador na chapa de André Puccinelli (PMDB), que disputará a reeleição. Cotada para a vaga, a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB) tem até 2 de abril para renunciar ao cargo.

Se Simone renunciar, a sua presença na chapa majoritária estará praticamente assegurada. Como vice-governadora, caso Puccinelli seja reeleito, ela poderá disputar o Governo do Estado em 2014.

Outro que terá o mês de março para definir o futuro será José Serra. A pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, aumenta a possibilidade do tucano não renunciar o Governo paulista para disputar a reeleição. A vantagem dele sobre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT) caiu de 14 para 4 pontos em dois meses.

Caso Serra desista de disputar a presidência, o governador André Puccinelli terá outro cenário para definir quem apoiar na sucessão de Lula. Se apoiar Dilma, tira os dois principais cabos eleitorais do palanque de Zeca do PT, o seu principal adversário na disputa.

No caso de dois palanques para Dilma, a ministra e o presidente Lula não deverão vir ao Estado para fazer a campanha. Já se optar por Serra, Puccinelli continuará com os tradicionais aliados e evitará o lançamento de uma terceira via, a senadora Marisa Serrano (PSDB).

Ela poderá disputar o Governo para garantir um palanque para o candidato da oposição em Mato Grosso do Sul. Uma terceira via poderá levar a disputa para o segundo turno no Estado.

Além disso, março será o mês dos ocupantes de cargos públicos se desligarem para disputarem as eleições. Será o prazo do Governo estadual e da União conceder reajuste salarial aos servidores.

Nos siga no Google Notícias