A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Março de 2019

18/02/2019 13:05

Projeto busca repasse do orçamento para incentivo ao esporte amador

Proposta foi apresentada no legislativo estadual e agora segue para as comissões, antes de ser votada

Leonardo Rocha
Deputados Neno Razuk (PTB), Jamilson Name (PDT), autor do projeto, e Renato Câmara (MDB), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)Deputados Neno Razuk (PTB), Jamilson Name (PDT), autor do projeto, e Renato Câmara (MDB), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto apresentado pelo deputado Jamilson Name (PDT) prevê um repasse de no mínimo 5% da receita da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer do Estado) para incentivo e desenvolvimento do futebol amador, em Mato Grosso do Sul.

Ele justifica que os programas voltados aos atletas, que já existem em nível estadual, não são suficientes para contemplar os novos talentos e que muitos ficam sem o devido incentivo, para investir e pagar custos de competições e torneios, tanto regionais, nacionais e até internacionais.

“Quem não se lembra da história da jovem Viviane, que vendia cafezinho para custear competição no exterior, já que sua bolsa atleta nacional de R$ 900 era insuficiente? As bolsas são um incentivo, mas não fazem frente às despesas”, disse o autor do projeto.

O deputado também citou que muitas ligas de futebol amador e de outros esportes, levam lazer e entretenimento para diferentes bairros da cidade, na maioria das vezes de forma gratuita. “Não há o benefício da bolsa-atleta a todos, além do trâmite burocrático e administrativo”.

A proposta segue para as comissões do legislativo, mas pode ser questionada dentro da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e pelo próprio governo, por interferir no orçamento do executivo estadual. O deputado terá que buscar um acordo para viabilizar a aprovação.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions