ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto cria medidas de proteção para combater violência nas escolas

Intenção é dar respaldo a servidores que forem vítimas de agressão

Leonardo Rocha | 16/08/2017 13:11
Projeto foi apresentado pelo deputado Maurício Picarelli, na sessão desta quarta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Projeto foi apresentado pelo deputado Maurício Picarelli, na sessão desta quarta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O projeto do deputado Maurício Picarelli (PSDB) cria medidas de proteção aos servidores que trabalham no setor educacional, contra a violência nas escolas. A intenção é ter uma lei estadual para dar respaldo a estes profissionais, disponibilizando inclusive um sistema on-line, onde ele poderá registrar sua denúncia.

Entre as ações previstas está a criação de uma equipe multidisciplinar para mediar os conflitos e acompanhar a vítima no ambiente escolar. Nos casos dos agressores, haverá a devida responsabilização civil e penal do infrator.“Muitos professores e profissionais da educação se afastam do ambiente de trabalho por sofrerem agressões psicológicas e físicas".

O autor alega que nos casos extremos, restará a intervenção da polícia ou encaminhamento do conselho tutelar. "Em determinados casos, os alunos serão transferidos ou expulsos, após avaliação psicológica e todo processo disciplinar", disse Picarelli.

A proposta ainda prevê seminários de conscientização para toda comunidade escolar, para que todos conheça, seus direitos e deveres. "Sabemos de histórias de agressão não apenas ao professor, mas aos demais profissionais, por isso é necessário uma lei estadual, para dar segurança e respaldo a eles".

O projeto é mais uma matéria que trata de violência nas escolas, que estará em tramitação na Assembleia Legislativa. Além dela, os deputados devem votar, neste segundo semestre, a polêmica "Lei Harfouche", além da proposta apresentada por Pedro Kemp (PT), que trata dos conflitos em sala de aula, tratados pelo programa "Justiça Restaurativa".

Nos siga no Google Notícias