ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto cria regras para fechamento de escolas estaduais em MS

Fechamento da unidade terá que passar pela comunidade escolar e Associação de Pais e Filhos

Leonardo Rocha | 12/07/2019 09:10
Projeto será avaliado pelos deputados na Assembleia (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Projeto será avaliado pelos deputados na Assembleia (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Projeto apresentado na Assembleia Legislativa cria regras para fechamento de escolas em Mato Grosso do Sul. Entre as normas, é estabelecido que esse tipo de decisão precisa passar pelo Colegiado Escolar e Associação de Pais e Mestres da unidade, que vão avaliar as justificativas citadas pela Secretaria Estadual de Educação.

Neste contexto, a proposta do deputado Pedro Kemp (PT) também trata dos casos de encerramento de turnos escolares, assim como algumas etapas da educação básica. Estes pareceres serão divulgados pela internet e no Diário Oficial, para que a comunidade escolar possa ter conhecimento.

Caso não exista aval destas entidades, o poder público precisará pensar em outras alternativas. Se não tiver condições de manter a unidade (escolar), caberá a Secretaria de Educação indicar o outro local que vai funcionar a escola. A proposta ainda abre espaço para audiência pública, sobre o tema na Assembleia Legislativa.

“No início deste ano acompanhamos o fechamento de unidades de ensino da Rede Estadual, sendo que em todos os casos a comunidade escolar não foi envolvida no processo. Por isso, se faz necessário estabelecer um procedimento para participação da população”, disse o autor.

A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Se for aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias