ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto de Fábio Trad prevê quarentena a juízes em eleições, mas não atinge Moro

Deputado explica que a quarentena será de seis anos, mas não retroage aos casos antigos

Leonardo Rocha | 31/07/2020 10:08
Deputado Fábio Trad (PSD) durante audiência na Câmara Federal, em dezembro do ano passado (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Deputado Fábio Trad (PSD) durante audiência na Câmara Federal, em dezembro do ano passado (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O projeto do deputado federal Fábio Trad (PSD) prevê quarentena de seis anos para magistrados, membros do Ministério Público, Exército e policiais deixarem os cargos e assim ficarem aptos para disputar eleições.

A proposta ganhou força em Brasília e pode ser votado em regime de urgência. Ele explicou que a medida não atinge o ex-ministro Sérgio Moro, já que a regra não retroage e vai valer a partir da sua publicação.

Em entrevista ao Campo Grande News, Fábio Trad afirmou que apresentou a proposta no ano passado, tendo como objetivo evitar que estes profissionais com “forte influência” na sociedade devido suas funções, possam interferir no processo eleitoral.

“São cargos em que o profissional tem a função de julgar, apresentar processo penal, prender e absolver acusados. Eles não estarão impedidos de concorrer nas eleições, só terão que cumprir esta quarentena, até porque quando o magistrado deixa a função já precisar esperar três anos para advogar”, explicou.

O deputado lembra que em alguns lugares estes cargos têm forte influência sobre bases eleitorais. “Temos, por exemplo, o caso das milícias que são compostas por policiais, que tomam conta de territórios em alguns estados do Brasil e exercem a função para entrar na vida pública”, citou.

Não retroage – Fábio garantiu que caso a proposta seja aprovada e se tornei lei federal, não irá retroagir aos magistrados e policiais que já deixaram os cargos, ou estão exercendo função pública no momento. Por isso adianta que não irá gerar “impedimento” a uma eventual candidatura do ex-ministro Sérgio Moro, em 2022.

“Já se levantou esta polêmica, inclusive muitos setores que são contra usaram a situação do (Sérgio) Moro para fazer críticas à proposta, no entanto só vai valer (quarentena) para os casos depois da aprovação”.

Ele ainda lembra que a proposta foi apresentada no ano passado. “Não tenho a intenção de beneficiar e nem prejudicar ninguém, quando fiz a proposta o Moro estava no Ministério (Justiça) e o (Luiz Henrique) Mandetta ainda era um anônimo em nível nacional”.

Tramitação – O deputado destacou que o projeto pode ser votado em regime de urgência, caso haja um acordo entre os líderes. Se não tiver esta adesão, a proposta segue para tramitação normal na Câmara Federal. Também adiantou que a única mudança que aceita discutir no projeto, é o tempo de quarentena.

“Pode ser de 5 ou 6 anos, mas que isto não vejo com bons olhos, já que ficará perto do prazo estabelecido aos candidatos inelegíveis, que foram barrados das eleições devido alguma irregularidade”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias