ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto de lei proíbe corte de energia elétrica na casa de doentes crônicos

Luciana Brazil | 14/05/2013 17:38
Projeto vai beneficiar doentes crônicos. (Foto:Giuliano Lopes/ Assembleia)
Projeto vai beneficiar doentes crônicos. (Foto:Giuliano Lopes/ Assembleia)

O projeto de lei que proíbe o corte de energia elétrica nas residências de doentes crônicos foi aprovado hoje, na Assembleia Legislativa. De autoria da deputada estadual Mara Caseiro (PT do B), a proposta quer beneficiar pessoas que necessitem de aparelhos elétricos ligados constantemente para combater a doença.

Apesar de não isentar o morador do pagamento das faturas, o projeto, se aprovado pela Casa, vai trazer alívio para muita gente, principalmente para quem já passou pela situação crítica de ficar sem energia quando mais precisava.

“No dia que eu estava com uma forte crise de asma, e estava usando o inalador, cortaram minha luz. Fiquei desesperada, porque se fechar meus brônquios, posso morrer”, contou a aposentada Suelen Dias, 63 anos.

Ela lembra que esqueceu de pagar a conta luz, já que estava passando por problemas familiares. “Eles nem mandaram um aviso de corte, senão, eu teria lembrado. E outro detalhe, é que eu estava com apenas um mês de atraso”.

A aposentada disse que implorou para o funcionário da empresa para que o corte não fosse feito, mas não houve acordo. “Assim que minha filha chegou em casa, correu para a lotérica para pagar a conta. Fui para vizinha usar o inalador”.

A concessionária que descumprir a lei deverá pagar multa diária de 500 Uferms.

O texto também determina que, para usufruir deste benefício, o morador deverá comprovar a doença.

Nos siga no Google Notícias