ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Projeto obriga academias a realizar avaliação física em alunos

Intenção é evitar incidentes com pessoas que não estariam aptas para tais exercícios

Leonardo Rocha | 05/12/2017 13:09
Deputado Amarildo Cruz reapresentou projeto durante a  sessão (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Amarildo Cruz reapresentou projeto durante a sessão (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O deputado Amarildo Cruz (PT) apresentou projeto, que exige avaliação física, feita por um profissional especializado, nos alunos que vão frequentar academias ou realizar atividades em clubes, aulas de dança ou de artes marciais. A intenção é evitar incidentes com pessoas que não estavam aptas para praticarem exercícios, com riscos a saúde.

Os alunos precisam passar por uma avaliação de um professor de educação física, que ficará responsável de analisar se esta pessoa, precisa passar por exames complementares, encaminhando para uma consulta médica.

"O professor de educação física tem capacidade de fazer esta primeira avaliação, até porque aprende na sua formação sobre esta condição física. Caso entenda que o aluno precisa de uma análise mais apurada, então pede a avaliação médica", disse Amarildo.

O projeto anterior apresentado pelo deputado, exigia um laudo médico do aluno, comprovando que estava apto para fazer tal exercício ou atividade física, mas ele resolveu mudar. "Fizemos uma audiência pública com tais profissionais, que me convenceram que esta análise inicial pode ser feita pelo professor de educação física".

Com esta mudança, o deputado espera ter inclusive o apoio do governo estadual, evitando um veto ao projeto. "Esta mudança foi sugerida pelo diretor da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Marcelo Miranda", argumentou.

A proposta foi reapresentada hoje (05), seguindo para as comissões da Assembleia, para depois ser avaliado em duas votações pelos deputados. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias