A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

11/10/2016 11:36

Projeto obriga prefeitura a manter psicólogos nas escolas municipais

Leonardo Rocha
Projeto de Magali Picarelli defende a permanência de psicólogos nas escolas municipais (Foto: Divulgação - Assessoria)Projeto de Magali Picarelli defende a permanência de psicólogos nas escolas municipais (Foto: Divulgação - Assessoria)

O projeto apresentado pela vereadora Magali Picarelli (PSDB), na Câmara Municipal, obriga a Prefeitura de Campo Grande a manter ao menos um psicólogo a disposição de cada escola municipal, para o atendimento aos alunos, assim como orientação ao corpo docente.

De acordo com a proposta, todas as escolas precisam contar com estes profissionais, já que segundo a autora, trazem benefícios incontestáveis a toda comunidade escolar. Se for aprovado, a prefeitura precisa colocar a lei em prática, a partir de janeiro de 2017.

"O acompanhamento do cotidiano das escolas e a certeza dos alunos de que poderão conversar, dividir seus problemas com um profissional qualificado, irão auxiliar no desenvolvimento e aproveitamento escolar", explicou a vereadora.

O projeto segue para as comissões permanentes, para depois ser votado pelos vereadores, no plenário da Câmara Municipal. Caso seja aprovada, a proposta será encaminhada para o prefeito Alcides Bernal (PP), que pode vetar ou sancionar a nova lei.



O projeto em questão é uma necessidade que se faz detectável há muitos anos já passados. O Psicólogo na escola vem somar junto a professores, coordenadores, diretores, serviços gerais representados por merendeiras, zeladores, administrativos ,segurança e a clientela escolar representada pelos alunos e familiares. Essa é uma luta da Associação Brasileira de Psicologia Escolar, que atualmente tem como Presidente a Profa. Alexandra Ayache Anache (CCHS/UFMS) ,juntamente com CRP, CFP e Cursos de Psicologia. Existem projetos lançados por parlamentares como Pedro Kemp e ex parlamentar Dr. César Galhardo, bem como outros que não registro em minha memória nesse momento. Como profissional da área e professora, confirmo através da teoria e prática a eficácia e necessidade desse
profissional no que concerne a prevenção e promoção de saúde no contexto escolar ,estendendo-se para a comunidade. Parabéns a Sra. Magali Picarelli pela iniciativa e trabalho louvável.Agradeço em nome da Classe Profissional e desejo que olhem com seriedade e priorizem essa possibilidade que deve ser tratada como uma urgência e relevância social.
 
Nosimar Ferreira Santos Rosa em 11/10/2016 15:16:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions