ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto prevê adoção de emendas impositivas ao orçamento estadual

Leonardo Rocha | 21/08/2015 09:37
Projeto de Paulo Corrêa transforma em impositivas as emendas feitas pelos parlamentares ao orçamento (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Projeto de Paulo Corrêa transforma em impositivas as emendas feitas pelos parlamentares ao orçamento (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O projeto do deputado Paulo Corrêa (PR) prevê emendas impositivas ao orçamento estadual, seguindo o modelo que já acontece no Congresso Nacional e na Assembleia do Mato Grosso. Desta forma os deputados terão a garantia do cumprimento das solicitações junto ao executivo, que atualmente cabe ao governador decidir se vai aplicar ou não.

Esta PEC (Proposta de Emenda Constitucional) vai obrigar a execução das emendas incluídas na lei orçamentária anual, que forem apresentadas pelos deputados estaduais. O autor ressaltou que o executivo sempre determina o que vai ser colocado em prática, e com esta mudança, as emendas serão cumpridas.

“Quando não é realizada (emenda) inviabiliza a prerrogativa dos parlamentares em atender aos clamores da sociedade mediante a execução de investimentos imprescindíveis à qualidade de vida das comunidades, principalmente as mais carentes”, destacou Corrêa.

O projeto determina que as emendas parlamentares devem ser aprovadas seguindo o limite de 1% da Receita Corrente Líquida, realizada no exercício anterior. Este montante seria dividido entre ações destinadas aos municípios e iniciativas governamentais, tendo como percentual de 12% para saúde, 25% educação, 6,5% esporte e 6,5% na cultura.

O autor justifica que a intenção também valorizar o trabalho do legislativo, lembrando que os deputados aprovam tanto a Lei Orçamentária e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e estão contribuindo com o governo ao devolver R$ 2 milhões por mês referentes ao duodécimo. A proposta segue para as comissões permanentes, para depois ser levado ao plenário, onde vai ser avaliada a sua legalidade e o mérito da matéria.

Nos siga no Google Notícias