ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Projeto prevê banheiros adaptados a pessoas com bolsas coletoras

Intenção é ter equipamentos adaptados para este público em locais de grande fluxo de pessoas

Leonardo Rocha | 06/10/2018 14:43
Proposta vai ser votada em breve no plenário da Assembleia (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Proposta vai ser votada em breve no plenário da Assembleia (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O projeto apresentado na Assembleia exige banheiros adaptados a pessoas com bolsas coletoras para fezes e urinas em shoppings, terminais rodoviários, escolas, cinemas, teatros, igrejas, postos de saúde, hospitais, centros comerciais, supermercados, bancos, estádios, espaços poliesportivos e órgãos públicos.

O autor do projeto, Maurício Picarelli (PSDB), explica que estes banheiros precisam de equipamentos adequados para atender aos ostomizados, como são chamada as pessoas que precisam utilizar as bolsas coletoras.

“São poucos os estabelecimentos que oferecem instalações corretas para que os ostomizados realizem o esvaziamento das bolsas de colostomia e a higienização. Essas pessoas acabam sofrendo constrangimento”, disse o tucano. Ele contou que recebeu uma denúncia de uma adolescente sobre o constrangimento por não ter este espaço adequado.

A proposta ainda prevê que estes sanitários devem ter anteparo seco, sistema de descarga nivelado ao abdômen, ducha higiênica para lavagem ou troca da bolsa coletora, espelho para inspeção das condições gerais do estoma, suporte para papel toalha, cabides e prateleira. A matéria será votada pelos deputados no plenário.

Nos siga no Google Notícias