ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto prevê eleição para diretor nas escolas municipais em 2018

Prefeitura enviou a demanda à Câmara Municipal semana passada

Mayara Bueno | 26/12/2017 08:34
Escola Municipal Prof. Virgílio Alves de Campos.
(Foto: Marina Pacheco/Arquivo).
Escola Municipal Prof. Virgílio Alves de Campos. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).

Projeto de lei, enviado pela prefeitura de Campo Grande na última sessão da Câmara Municipal, prevê eleição para diretor, diretor-adjunto e conselho escolar nas instituições de ensino do município.

Conforme o texto, a eleição será por voto direto, secreto e paritário. Também deve ser garantida a participação dos segmentos da comunidade nas deliberações do conselho escolar. Nas unidades com até 700 alunos será eleito somente um diretor. Em número superior e/ou com três turnos de funcionamento serão eleitos diretor e diretor-adjunto.

Para participar do pleito, o professor precisa ser profissional efetivo e estar no exercício há pelo menos cinco anos; estar trabalhando pelo menos um ano na escola que pretende dirigir; possuir formação superior em nível de licenciatura plena e ser pós-graduado na área de educação.

Por fim, deve ter disponibilidade para o cumprimento da carga horária integral, distribuída em turnos de funcionamento da unidade escolar.

Eleição - O projeto de lei esclarece que as eleições para as unidades escolares serão convocadas pelo Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Não há a previsão para tal, no entanto.

Os mandatos do diretor e do diretor-adjunto serão de quatro anos e a reeleição será permitida "quantas vezes forem de interesse da comunidade escolar". Também está prevista a indicação temporária de alguém pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), caso ocorra vacância das duas funções. Neste caso, o substituto fica até 90 dias para que uma nova eleição seja feita, prevê a lei.

A eleição nas escolas foi prometida durante campanha e, em abril deste ano, o chefe do Executivo municipal afirmou que estava fazendo um estudo técnico para apresentar a proposta. Atualmente, a escolha de diretor nas escolas se dá por indicação dos professores da própria rede.

Nos siga no Google Notícias