ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Política

Projeto prevê isenção de pagamento da taxa de água e luz para Apaes

Justificativa é que as entidades são sem fins lucrativos e realizam trabalho de interesse público

Leonardo Rocha | 08/09/2018 20:23
Deputados Paulo Siufi (MDB), autor do projeto, e Rinaldo Modesto (PSDB), durante sessão (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados Paulo Siufi (MDB), autor do projeto, e Rinaldo Modesto (PSDB), durante sessão (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O projeto do deputado Paulo Siufi (MDB), apresentado na Assembleia, isenta as Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), em Mato Grosso do Sul, de pagar taxas de água e energia elétrica. A justificativa é que estas entidades são sem fins lucrativos e que fazem um trabalho de interesse público e coletivo.

Para obter o benefício, as entidades deverão requerer a isenção junto às empresas que prestam estes serviços no Estado. “As entidades sem fins lucrativos visam o interesse coletivo, viabilizando a prestação de serviços sociais. Desta forma auxiliam o Estado em suas ações, complementando as atividades exercidas pelos próprios entes estaduais”, defende o autor.

Ele destaca que com este “serviço prestado” pelas instituições, o poder público deveria conceder estes benefícios de ordem tributária. “Os benefícios podem ser concedidos por imunidade ou por isenção de tributos. A imunidade é a renúncia fiscal, que proíbe a instituição de impostos sobre entidades do terceiro setor, sendo prevista na Constituição Federal”, ponderou.

O autor ainda citou que existe lei semelhante em vigor no Rio de Janeiro. O projeto agora segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Se for aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias