ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, DOMINGO  27    CAMPO GRANDE 33º

Política

Projeto prevê teste de covid-19 para doadores de sangue em MS

Intenção é incentivar mais pessoas a doar sangue e também fazer o teste do coronavírus

Por Leonardo Rocha | 05/08/2020 12:40
Doação de sangue no Hemosul, em Campo Grande (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)
Doação de sangue no Hemosul, em Campo Grande (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)

O projeto enviado para Assembleia defende o teste de covid-19 para os doadores de sangue, em Mato Grosso do Sul. A intenção é que além de aumentar as doações nas unidades, também já se verifica se estas pessoas estão infectadas com a doença.

“Solucionaremos dois grandes desafios da atualidade, ou seja, aumentaremos o número de doadores de sangue e, ainda, a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus”, explicou o autor do projeto, o deputado João Henrique Catan (PL).

O parlamentar lembrou que neste momento de pandemia do coronavírus, houve redução de estoque na doação de sangue no Estado e esta medida pode incentivar mais pessoas a fazer a doação, já que também vão aproveitar a oportunidade para serem testadas sobre a covid-19, de forma gratuita.

A proposta ainda estabelece que o resultado do exame para covid-19 será enviado ao doador de forma sigilosa, por meio eletrônico. Caso a proposta se torne lei estadual, caberá ao governo estadual organizar como serão feitos estes testes na prática.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Regras de comentário