ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Projeto prevê teste de covid-19 para doadores de sangue em MS

Intenção é incentivar mais pessoas a doar sangue e também fazer o teste do coronavírus

Leonardo Rocha | 05/08/2020 12:40
Doação de sangue no Hemosul, em Campo Grande (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)
Doação de sangue no Hemosul, em Campo Grande (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)

O projeto enviado para Assembleia defende o teste de covid-19 para os doadores de sangue, em Mato Grosso do Sul. A intenção é que além de aumentar as doações nas unidades, também já se verifica se estas pessoas estão infectadas com a doença.

“Solucionaremos dois grandes desafios da atualidade, ou seja, aumentaremos o número de doadores de sangue e, ainda, a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus”, explicou o autor do projeto, o deputado João Henrique Catan (PL).

O parlamentar lembrou que neste momento de pandemia do coronavírus, houve redução de estoque na doação de sangue no Estado e esta medida pode incentivar mais pessoas a fazer a doação, já que também vão aproveitar a oportunidade para serem testadas sobre a covid-19, de forma gratuita.

A proposta ainda estabelece que o resultado do exame para covid-19 será enviado ao doador de forma sigilosa, por meio eletrônico. Caso a proposta se torne lei estadual, caberá ao governo estadual organizar como serão feitos estes testes na prática.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário pelos deputados. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias