ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 32º

Política

Projeto proíbe repasse de dívidas de água e luz a novos titulares

Proposta diz que a pendência será vinculada ao antigo titular e não à unidade consumidora

Leonardo Rocha | 07/11/2019 08:54
Deputados Neno Razuk (PTB), João Henrique Catan (PL), autor do projeto, Evander Vendramini (PP) e Londres Machado (PSD), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Neno Razuk (PTB), João Henrique Catan (PL), autor do projeto, Evander Vendramini (PP) e Londres Machado (PSD), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O projeto apresentado na Assembleia proíbe a cobrança de dívidas anteriores de água e luz aos novos titulares da fatura, ficando esta pendência vinculada ao antigo consumidor e não à unidade consumidora, ou seja, a ligação feita na residência. A matéria será avaliada pelos deputados em plenário.

“A dívida em nome de terceiro é considerada pessoal e não admite transferência automática para quem não a causou. A lei determina que ninguém pode ser colocado em situação vexatória ao receber a cobrança de uma dívida”, justifica o autor do projeto, o deputado João Henrique Catan (PL).

A proposta destaca que as prestadoras de serviço que não cumprirem tais determinações, serão enquadradas em punições previstas no Código de Defesa do Consumidor, endo a multa regulamentada pelo próprio Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor).

Para o autor, os novos consumidores têm o direito de utilizar o serviço, com pleno atendimento às suas necessidades. “Negar a prestação do serviço devido a existência de um débito em nome de terceiro é prática abusiva”, garante o parlamentar.

A proposta agora segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada pelos 24 deputados. Se for aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias