ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

PSDB, DEM e PPS vão "valorizar o passe" para atrair PMDB

Redação | 18/05/2009 18:05

Durante reunião nesta noite, PPS, DEM e PSDB decidiram trabalhar um projeto político em Mato Grosso do Sul para "valorizar o passe" e atrair o PMDB para o palanque de José Serra ou Aécio Neves, virtuais candidatos tucanos à presidência da República em 2010.

Segundo a presidente regional do PPS, Luiza Ribeiro, a estratégia é fortalecer o projeto nacional das três siglas, o "Bloco Democrático Reformista", para forçar o governador André Puccinelli (PMDB) a tomar um posicionamento, se não quiser perder o apoio dos três partidos.

"Precisamos construir uma união forte com PSDB e DEM, um projeto que crie uma situação, que faça o governador se manifestar", afirmou durante a reunião.

Para o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Athayde Nery, o Bloco Democrático Reformista precisa "ganhar a população", tanto nacionalmente quanto nos estados, já que os três partidos pretendem enfrentar uma adversária de peso, que é a ministra Dilma Roussef (Casa Civil).

"Vamos ter que qualificar este debate, senão a coisa fica polarizada entre André e Zeca", afirmou, referindo-se à possível candidatura do ex-governador do PT em 2010.

Na prática, tanto PSDB quanto DEM e PPS não desejam romper a aliança com André Puccinelli, mas estão se sentindo "acuados" com as declarações do governador sobre seu "namoro" com o PT e a ministra Dilma.

Atualmente, as legendas fazem parte da base de sustentação tanto de Puccinelli quanto do prefeito Nelsinho Trad, mas não aceitam a possibilidade de aliança com o PT, histórico inimigo político de todos eles.

Dentro do projeto de fortalecimento do projeto político deste bloco, está a atração de novas legendas, como PMN e PV.

Os dois partidos já estão atrelados politicamente e planejam lançar a candidata Iara Costa ao governo em 2010. Mesmo assim, não descartam a possibilidade de se unirem a PPS, PSDB e DEM em um projeto mais amplo.

Participaram da reunião, além de Athayde Nery e Luiza Ribeiro, o presidente regional do PSDB, deputado estadual Reinaldo Azambuja, o secretário-geral do DEM, Lourival Fagundes, o assessor especial do vice-governador Murilo Zauith, Waltinho Carneiro, e o deputado federal tucano Waldir Neves, entre outras lideranças.

Nos siga no Google Notícias