ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Puccinelli acerta com Alckmin fim da briga sobre o gás

Redação | 27/10/2010 13:05

A briga entre Mato Grosso do Sul e São Paulo pela tributação do gás boliviano pode ter chegado ao fim. Pelo menos é o que o governador André Puccinelli (PMDB) afirmou hoje, durante entrevista na governadoria, em encontro com empresários e políticos paraguaios.

Puccinelli frisou que a vinda do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a Mato Grosso do Sul, na sexta-feira (22), para fazer campanha para o candidato à Presidência da República José Serra, do PSDB, não foi à toa.

Inicialmente, segundo André, era meta do PSDB enviar o senador eleito e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, a Mato Grosso do Sul. No entanto, o governador assegurou que a troca de Aécio por Alckmin foi um pedido feito por ele.

André explicou que, além de participar do ato pró-Serra na Associação Nipo-Brasileira, Alckmin também debateu a questão do gás boliviano com ele. Questionado se o governador de São Paulo facilitará a negociação, André esclareceu que "já está tudo combinado".

Briga - Mato Grosso do Sul e São Paulo travam uma briga histórica por conta da tributação do gás boliviano. O caso está até na Justiça.

O governo do estado de São Paulo entende que a tributação do gás deveria acontecer lá e não em Mato Grosso do Sul, sob a alegação de que a maioria das empresas que utilizam o produto está localizada no território paulista. Em contrapartida, o governo de MS defende a tributação por conta de que o gás boliviano, antes de ser distribuído a outros estados, passa primeiramente por território sul-mato-grossense.

Além de São Paulo, reivindicam também o direito de cobrar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) da importação do gás os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Assim como ocorreu na disputa que envolve o governo paulista, Mato Grosso do Sul entrou com ações no STF (Supremo Tribunal Federal) e conseguiu liminares para barrar a cobrança, pelo menos até o julgamento do mérito da questão.

No caso da liminar expedida contra São Paulo, o ministro Celso de Mello explica em sua decisão que o governo paulista poderia cobrar ICMS apenas das operações de venda do gás natural no estado e não da importação.

Empate - Ainda em entrevista concedida na governadoria, quando foi questionado sobre se Mato Grosso do Sul fechará o ano em déficit ou superávit, Puccinelli disse que "ficará no empate".

Ele também afirmou que, apesar da Receita Federal ter anunciado 12 meses sucessivos de receita crescente, o FPE (Fundo de Participação dos Estados) e o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) ainda são reclamações constantes de governadores e prefeitos.

"A crise do ano passado afetou as finanças do estado, que aos poucos está se recuperando", concluiu André.

Nos siga no Google Notícias