ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Puccinelli agradece ministro por permanência do Exército contra a aftosa

Fabiano Arruda e Wendell Reis | 04/01/2012 13:31
Governador destacou número de barreiras e aumento da quantidade de combustível para o DOF. (Foto: João Garrigó)
Governador destacou número de barreiras e aumento da quantidade de combustível para o DOF. (Foto: João Garrigó)

O governador André Puccinelli (PMDB) agradeceu o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, pela manutenção do Exército no trabalho de vigilância na fronteira contra o segundo foco de febre aftosa registrado no departamento de San Pedro, no Paraguai, o mesmo onde a doença foi detectada no mês de setembro.

Puccinelli considera a vacinação do rebanho e a vigilância os principais caminhos para Mato Grosso do Sul seguir imune à doença.

“O ministro teve uma conduta espetacular”, afirmou, explicando que Mendes Ribeiro requisitou ao Ministério da Defesa a permanência do Exército na fronteira.

São 14 pontos fixos e 11 volantes que formam a barreira na região, explicou o chefe do Executivo Estadual, destacando que determinou dobrar a quantidade de combustível para as viaturas do DOF (Departamento de Operação de Fronteira) e que serão contratados 35 médicos veterinários.

Segundo André, de agora em diante, é necessário manter a vacinação em dia e não permitir que o gado infectado entre em Mato Grosso do Sul.

O governador ainda mencionou as particularidades da vigilância sanitária por conta da alta umidade relativa do ar na região do Chaco, o que faz o vírus da aftosa ter duração mais prolongada.

“Se o calor torra o vírus aqui em 30 dias, por exemplo, lá, é de 90”, ilustrou André, sinalizando que a ação sanitária, neste caso, tem de ser prolongadada.

Aftosa - De acordo com o jornal ABC Color, a suspeita sobre a existência de novo foco surgiu no dia 30 de dezembro, no mesmo dia em que foi promulgado decreto suspendendo o estado de emergência sanitária, declarada após o surgimento da doença em setembro de 2011, na estância Santa Helena.

A fazenda onde foi identificado o foco estava interditada desde que surgiu a suspeita. Ela fica no distrito de Piri Pukú, na periferia de San Pedro, que fica a 150 quilômetros da faixa de fronteira do Estado e a cerca de 340 da capital Assunção, e a 20 quilômetros do foco detectado em setembro.

Foram determinados exames, que confirmaram a suspeita. Por causa do foco anterior, o Paraguai perdeu o status de área livre da doença com vacinação, que esperava recuperar em 18 meses, previsão que agora volta a cair. Em setembro, foram impostas restrições, pelo Brasil, ao trânsito e comercialização de carne e bovinos paraguaios.

O Paraguai calcula que mais de 5 mil postos de trabalho foram perdidos após o ressurgimento da doença. A perda em valores é estimada em mais de 70 milhões de dólares, conforme o ABC Color.

Nos siga no Google Notícias