ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Reforma da Previdência está em “fase decisiva” para votação, afirma Marun

Ministro se reúne ainda nesta quarta-feira com Michel Temer e Rodrigo Maia para discutir estratégias visando a captar os 40 votos necessários para o texto passar na Câmara

Humberto Marques e Leonardo Rocha | 14/02/2018 10:36
Marun se disse confiante quanto a aprovação da reforma da Previdência ainda em fevereiro. (Foto: Marcos Ermínio)
Marun se disse confiante quanto a aprovação da reforma da Previdência ainda em fevereiro. (Foto: Marcos Ermínio)

O governo federal entra na “fase decisiva” para tentar aprovar no Congresso Nacional o projeto da reforma da Previdência. A afirmação é do ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, que ainda nesta quarta-feira (14) pretende se reunir com o presidente Michel Temer e Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, a fim de traçar estratégias para conquistar junto aos deputados federais os votos necessários para garantir a aprovação da proposta.

“Os deputados começam a chegar de forma geral em Brasília a partir do dia 19, mas hoje já me reúno com o presidente Temer e o Rodrigo Maia para elaborarmos estratégias nessa reta final”, declarou Marun nesta manhã em Campo Grande, ao chegar para o velório do ex-governador Wilson Barbosa Martins no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

O ministro afirma que o governo mantém a meta de conquistar o apoio de 40 deputados federais ao projeto, atingindo assim a marca de 308 votos necessários para conseguir a aprovação na Câmara –depois, o projeto ainda seguirá para o Senado. “O governo entrou na fase decisiva da reforma”, destacou.

Marun afirma que o governo “está confiante” para conseguir aprovar a reforma da Previdência ainda neste mês. Ele reforçou, ainda, que uma das dificuldades em obter apoio ao texto está no ano eleitoral, já que graças a efeitos do projeto considerados impopulares –como a idade mínima para concessão dos benefícios–, “muitos políticos ficaram com receio de gerar críticas nas suas bases”.

Indecisos – Reiterando que o governo “está fazendo o necessário para conquistar os últimos indecisos”, Marun declarou que o governo “está confiante que o final da história no Congresso será feliz e vamos conseguir aprovar a reforma”.

Com o passar do tempo e a iminência de a proposta ser colocada em apreciação, o número de parlamentares indecisos quanto a reforma da Previdência tem diminuído. Na bancada de Mato Grosso do Sul, por exemplo, apenas quatro deputados haviam se posicionado sobre o texto em dezembro: além de Marun, a favor do texto, os petistas Vander Loubet e Zeca do PT e o pedetista Dagoberto Nogueira Filho anunciaram posição contrária ao projeto.

Os demais membros da bancada se posicionavam como indecisos. Em fevereiro, porém, o quadro já mudou, conforme apontou o Campo Grande News: Tereza Cristina (DEM) e Geraldo Resende (PSDB) anunciaram apoiar a reforma da Previdência, enquanto Mandetta (DEM) disse ser contra o texto proposto pelo Planalto. Elizeu Dionízio (PSDB) segue indeciso.

Fábio Trad (PSD), suplente de Marun, também disse que votaria contra o projeto, contudo, com o retorno do ministro à Câmara para a votação, o peessedista não participará da análise em plenário.

Nos siga no Google Notícias