ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Reforma será “profunda”, mas terá de ser modificada, avalia Simone

A parlamentar, que ocupa a presidência da CCJ, discorda de alguns pontos da proposta

Mayara Bueno | 23/02/2019 14:43
Senadora Simone Tebet (MDB/MS) durante discurso no Hospital do Trauma. (Foto: Mayara Bueno).
Senadora Simone Tebet (MDB/MS) durante discurso no Hospital do Trauma. (Foto: Mayara Bueno).

Entregue pelo Governo Federal, o projeto da reforma da Previdência é necessária, mas sairá, após aprovação no Congresso, diferente do entrou. Esta é a avaliação da senadora Simone Tebet (MDB/MS), que preside a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado – principal comissão.

“Entra de um jeito e sai de outro, como todo projeto polêmico”. Segundo a parlamentar, um dos pontos que discorda é sobre a diferença no tempo de contribuição entre homens e mulheres, que, na proposta, desce para três anos, o que hoje é de cinco anos.

“Não é isso que impacta. Se você pegar os cálculos, não é isso que causa rombo de R$ 300 bilhões. O rombo está nos privilégios, nos militares, no serviço publico, na aposentadoria das autoridades publicas”.

De acordo com a senadora, apesar de a mulher viver mais tempo, ela também tem mais dificuldade de conseguir emprego e também de permanecer. "É a primeira a ser manda embora. Então não consegue contribuir 40 anos, vai conseguir quando chegar aos 75 anos. Precisa ser revista [esta parte da proposta]".

Contudo, a reforma sai neste ano e terá de ser “profunda”, avalia. Para a presidente da CCJ, não há saída, porém a reformulação no setor não poderá atingir o “andar de baixo, as pessoas que já são injustiçadas”.

Nos siga no Google Notícias