ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Reinaldo Azambuja quer implantar Rota Bioceânica para garantir competitividade

Ludyney Moura | 12/08/2014 20:04
Reinaldo Azambuja foi um dos debatedores da audiência pública que discutiu a Rota Biocânica (Foto: Divulgação/Alexandre Loyola/PSDB)
Reinaldo Azambuja foi um dos debatedores da audiência pública que discutiu a Rota Biocânica (Foto: Divulgação/Alexandre Loyola/PSDB)

O candidato do PSDB ao governo do Estado, o deputado federal Reinaldo Azambuja, quer implantar definitivamente a chamada Rota Bioceânica, que ligaria Mato Grosso do Sul ao mercado consumidor asiático pelo Oceano Pacífico. Na avaliação do tucano, isso aumentaria a competitividade das exportações regionais, e encurtaria em 8 mil km nossa distância à Ásia.

“O estudo Centro-Oeste Competitivo mostra que nós viramos as costas para o Pacífico. Hoje, 55% das exportações de Mato Grosso do Sul vão para os países asiáticos e nós estamos saindo via Paranaguá [PR] e Santos [portos do Atlântico]. Isso é um contrassenso, tem encarecido enormemente a produção e tirado a competitividade do setor produtivo do Estado”, defende Reinaldo Azambuja.

O candidato debateu a ideia durante uma audiência pública realizada recentemente no Senado Federal. Na avaliação do tucano, a Rota Bioceânica é fundamental para aumentar a competitividade não só dos produtos sul-mato-grossenses, mas de todo o país, uma vez que abriria uma alternativa de escoamento da produção pelos portos de Arica e Iquique, no Chile, e de Matarani e Ilo, no Peru, passando pela Bolívia.

Reinaldo Azambuja apresentou ainda, durante a audiência, dados que apontam que a navegação até o continente asiático, partindo da América do Sul, via oceano pacífico reduzem drasticamente a distância entre partida e destino. O que, segundo o candidato, estimularia a economia local e geraria emprego e renda, além de também baratear os custos.

A implantação da Rota Bioceânica virou tema de debate internacional no Senado Federal, em Brasília, na semana passada. Proposta pelo senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), com participação de Reinaldo Azambuja, a audiência pública contou com a presença do prefeito da cidade chilena de Iquique, Jorge Soria Quiroga, do prefeito de Porto Murtinho, Heitor dos Santos e do representante do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos de Castro.

Nos siga no Google Notícias