ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Reinaldo defende fim da reeleição, mas prefere não adiantar futuro

Leonardo Rocha | 23/03/2015 10:09
Reinaldo se colocou contra reeleição e a favor de eleição de cinco em cinco anos (Foto: Marcos Ermínio)
Reinaldo se colocou contra reeleição e a favor de eleição de cinco em cinco anos (Foto: Marcos Ermínio)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) voltou a dizer que sempre se colocou contra a reeleição dos governantes, lembrando que defende esta medida desde a época em que era deputado federal, em Brasília. Sobre seu futuro político, o tucano se reservou o direito de dizer que como falta “muito tempo” para terminar seu mandato, não é hora de falar ou analisar esta hipótese.

“Sou contra a reeleição, sempre defendia isto como parlamentar, mas por enquanto a lei atual faculta ao governante decidir se quer ou não (reeleição), sabemos que está se discutindo a reforma política, que nós precisamos avançar nestes temas”, disse ele.

Reinaldo ainda defende a realização de eleição de cinco em cinco anos, sendo geral desde vereadores, prefeitos, até governadores, deputados e presidente. “Sou a favor desta eleição geral em cinco anos, não se pode fazer eleição de 2 em 2 anos, precisamos mudar este cenário”, argumentou.

Questionado sobre a sua reeleição, em 2018, o governador já foi mais reticente, e lembrou que “está muito longe para se pensar nisto”, lembrando novamente que hoje esta opção é facultativa.

Cenário - Com o aumento das discussões sobre a reforma política, os parlamentares e chefes de executivos começam a dialogar quais seriam as mudanças importantes, existe uma certa concordância sobre o fim das coligações proporcionais, eleição em cinco anos e até restrições a criação de novos partidos, mas ainda o grande impasse está no financiamento das campanhas, pois existe a ala que prefere (financiamento) o público, outros mistos e ainda aqueles que defendem financiamento privado, com estabelecimento de limite.

Nos siga no Google Notícias