ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Reinaldo se reúne com diretor da Itaipu para discutir construção de ponte

Governador vai almoçar com o diretor da usina, José Alberto Alderete Rodríguez, para tratar do projeto

Leonardo Rocha | 14/05/2019 08:54
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cumpre agenda hoje em Porto Murtinho (Foto: Chico Ribeiro - Assessoria)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cumpre agenda hoje em Porto Murtinho (Foto: Chico Ribeiro - Assessoria)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai participar hoje (14), em Porto Murtinho, cidade que fica a 431 km da Capital, de um almoço com José Alberto Alderete Rodríguez, diretor-geral da Itaipu do Paraguai. A pauta do encontro será a construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

Esta obra representa para o governo estadual um passo essencial para a implantação da rota bioceânica, que tem a intenção de diminuir a distância, tempo e gastos com transporte de cargas para os países asiáticos, por meio do Oceano Pacífico. O projeto tem previsão de custo de R$ 75 milhões e a expectativa é que a ponte esteja pronta até maio de 2022.

Em março foi feita uma visita técnica no local onde será construída a ponte, que será feita pela Itaipu Binaconal, com recursos da participação paraguaia da usina hidrelétrica. A obra ficará cerca de dez quilômetros da zona urbana de Porto Murtinho. Houve uma força-tarefa para que os trâmites burocráticos fossem resolvidos ainda neste ano, para começar a obra.

O diretor da Itaipu Paraguai ressaltou que a obra será um marco para integração regional entre os países sul-americanos, lembrando que o projeto surgiu após 53 anos da ponte da Amizade, sobre o rio Paraná, que também foi liderado pela usina.

Além da ponte em Porto Murtinho, a Itaipu ainda vai construir outra entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (Paraguai), também orçada em US$ 75 milhões. A rota bioceânica começou a ser uma pauta fixa no desenvolvimento dos países, estando no planejamento da economia e logística.

Localização - Em Mato Grosso do Sul, a ponte será construída a à direita da zona urbana de Murtinho, a uma distância de 12 quilômetros da cidade brasileira e a 3,5 quilômetros de Carmelo Peralta. O acesso brasileiro demandará a construção de uma alça viária, a partir da BR-267, que liga a cidade ao restante do país.

Ela terá 680 metros, 12 metros de largura e uma passagem lateral para pedestres. O vão principal terá 380 metros, com mais 150 metros entre cada pilar e a margem mais próxima. Cada estrutura do tipo terá 95 metros.

Nos siga no Google Notícias