ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Riedel e Tereza Cristina participam de Movimento Norte Forte MS 2030

União de prefeituras da região ajuda na políticas de interesse público e regional

Gabriela Couto | 07/11/2021 11:57
Secretário de Estado Infraestrutura Eduardo Riedel ao lado da ministra da Agricultura Tereza Cristina. (Foto Guilherme Pimentel)
Secretário de Estado Infraestrutura Eduardo Riedel ao lado da ministra da Agricultura Tereza Cristina. (Foto Guilherme Pimentel)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina e o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, participaram da segunda agenda conjunta durante este fim de semana. Hoje (07) os dois participaram do Movimento Norte Forte MS 2030 - Fórum de Desenvolvimento Norte Forte MS, no Sindicato Rural de Coxim, a 260 km da Capital.

O encontro serviu de encerramento do programa LIDER Norte, uma iniciativa do Sebrae que acompanhou os líderes da região, e além disso, apresenta o novo momento do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), que agora irá protagonizar as ações de desenvolvimento sustentável para a região.

Gestores posam para foto com camiseta do evento que destaca região com metas até 2030. (Foto: Guilherme Pimentel)
Gestores posam para foto com camiseta do evento que destaca região com metas até 2030. (Foto: Guilherme Pimentel)

O secretário Riedel destacou a importância da união e maturidade das prefeituras que integram o grupo. "O Cointa se estruturou com a união dos prefeitos e com isso as empresas estão vindo. Essa união dá segurança e dá condições das empresas virem. A estruturação que o Estado faz junto com os municípios gera o resultado que estamos vendo. A região norte está se desenvolvendo e induzido a tirar o estigma de que não vai para frente", destacou.

O consórcio tem facilitado a administração pública dos municípios que o integram. Por meio de registro de preço conseguem otimizar custos para investir em áreas prioritárias e facilitam na prestação de contas.

O programa LIDER – Liderança para Desenvolvimento Regional é uma iniciativa do Sebrae que visa preparar lideranças dos setores público, privado e do terceiro setor – com o envolvimento de representantes de diversos segmentos do Comércio, Serviços, Indústria, Agronegócios, universidades, e outros – para serem responsáveis por identificar as demandas locais e agir no desenvolvimento econômico sustentável.

O programa LIDER Norte resultou na criação de uma governança regional articulada, representada pelo Movimento Norte Forte MS 2030. Juntos, eles formulam, de forma empreendedora e participativa, políticas de interesse público e regional.O evento foi encerrado com a palestra da ministra que tratou sobre a agenda do agronegócio nos próximos anos.

Nos siga no Google Notícias