ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Rumor sobre nova vaga no TCE abre “disputa” pelo comando da Assembleia

Já discutida nos bastidores, aposentadoria do conselheiro Flávio Kayatt e indicação do presidente da Casa, Junior Mochi, para a Corte de Contas, faz deputado admitir interesse no comando do Legislativo

Humberto Marques e Leonardo Rocha | 21/02/2018 12:33
Eduardo Rocha admitiu interesse na presidência da Assembleia, caso vaga seja aberta. (Foto: Leonardo Rocha)
Eduardo Rocha admitiu interesse na presidência da Assembleia, caso vaga seja aberta. (Foto: Leonardo Rocha)

A possibilidade de uma nova indicação para o TCE (Tribunal de Contas do Estado) promete abrir disputa entre as duas maiores bancadas da Assembleia Legislativa envolvendo o comando da Casa de Leis. A informação partiu do deputado estadual Eduardo Rocha (MDB), ao afirmar que, caso a indicação do atual presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (MDB), para vaga na Corte de Contas avance, colocará seu nome à disposição para um “mandato tampão” no Legislativo estadual.

Embora não seja oficialmente discutida, a nova indicação de um deputado para o Tribunal de Contas já foi tema de conversas nos bastidores. Se avançar, conforme apurou o Campo Grande News, ela ocorreria para a vaga do conselheiro e ex-deputado Flávio Kayatt. Como já apontado pela coluna Jogo Aberto, o conselheiro teria recebido recomendação médica para se aposentar, por conta de problemas de saúde que se agravaram nos últimos tempos.

Mochi, quando questionado sobre o tema, disse desconhecer a informação sobre a aposentadoria de Kayatt. Contudo, lembrou que, dentro do Regimento Interno do TCE, a vaga do atual conselheiro é de indicação da Assembleia Legislativa –o presidente da Casa também evitou comentar a possibilidade de ser indicado para a Corte, algo já avaliado entre os deputados. As mudanças, se confirmadas, devem ocorrer entre março e abril.

À disposição – “Caso abrir à vaga [na Mesa Diretora] em abril vou colocar o nome à disposição para disputar a presidência [da Assembleia]”, disse Eduardo Rocha, emendando que “pode ter uma disputa entre MDB e PSDB na Assembleia antes da eleição. Seria a prévia da eleição na Assembleia”.

Eduardo Rocha não antecipou quem seria o adversário tucano pelo comando da Casa. Presidente regional do partido e líder do PSDB na Assembleia, Beto Pereira afirmou ser prematuro demais discutir a possibilidade neste momento. “Não vamos antecipar um debate com suposições. Somente se a situação se resolver é que vamos nos posicionar”, declarou.

O líder do MDB afirmou, ainda, que caso a vaga no TCE seja mesmo aberta, “defenderei a indicação do Junior Mochi”. Rocha afirmou que o presidente a ser eleito diante dessa possibilidade responderia por “um mandato tampão, de abril deste ano a janeiro [de 2019]. Em três sessões plenárias a Assembleia organizaria a sessão”. O prazo se deve ao fato de esta ser o último ano da atual legislatura –os novos deputados estaduais serão eleitos em outubro.

Nos siga no Google Notícias