ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Política

Russo quer novas regras para pagamento da dívida dos estados

Edmir Conceição* | 08/11/2011 09:56

O senador Antonio Russo (PR-MS) defendeu ontem um novo indexador para amortização da dívida dos Estados com a União. Hoje Mato Grosso do Sul compromete até 15% da receita do Estado.

Russo pediu a atenção dos colegas para o Projeto de Resolução 42/2011, do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em tramitação no Senado, que flexibiliza os atuais critérios de adimplência dos entes federativos na renegociação de débitos com as instituições financeiras credoras. O senador explicou que essa flexibilização é um pedido de diversos governadores, que precisam renegociar as dívidas como forma de manter saudáveis as contas dos estados.

Segundo o senador, Mato Grosso do Sul é o segundo ente federativo com maior divida pública. Em 2010, foram pagos R$ 639 milhões apenas com os juros da dívida, e a estimativa para 2011 é de que este montante ultrapasse os R$ 700 milhões. O senador lembrou que a dívida foi criada na década de 80, quando a União ainda não repassava os recursos previstos pela lei que criou o Estado.

(*) Com informações da assessoria

Nos siga no Google Notícias