ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEXTA  13    CAMPO GRANDE 21º

Política

Seca faz Caarapó decretar situação de emergência

Redação | 09/01/2009 13:31

A seca que atinge a cidade de Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande, fez a Prefeitura decretar situação de emergência.

O ato do prefeito Mateus Palma de Farias (PR) levou em conta documento do Sindicato Rural de Caarapó, no qual engenheiros agrônomos e técnicos de entidades governamentais e da iniciativa privada atestam a situação caótica das lavouras da região.

Segundo o presidente da Comissão de Agricultura do Sindicato Rural, João Valdir Bacher, registra-se uma perda de pelo menos 50% nas lavouras de soja.

"Deveríamos ter uma produtividade de três mil quilos por hectare, e com sorte colheremos uma média de 1,5 mil quilos nas atuais condições", explica Bacher.

"Imagine o prejuízo que isso representa, considerando que temos uma área de 76 mil hectares de soja em Caarapó", observa.

Para o prefeito Mateus Palma de Farias, a situação é "preocupante". "Essa quebra de safra traz reflexos imediatos, seja na receita municipal, seja no comércio, que deixa de vender. Quando não há injeção de recursos financeiros no mercado, todos saem perdendo.