ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Segue para sanção novas regras para transporte de animais domésticos

Intenção é criar deveres aos donos e empresas que realizam este trabalho em MS

Leonardo Rocha | 16/08/2017 12:45
Deputado Zé Teixeira ao lado do autor do projeto, Márcio Fernandes (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Zé Teixeira ao lado do autor do projeto, Márcio Fernandes (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o projeto que cria novas regras para o transporte de animais domésticos e de cães-guia, em veículos coletivos, no Mato Grosso do Sul. A intenção é criar uma série de obrigações aos donos (animais), assim como deveres às empresas que realizam a atividade.

A proposta de Márcio Fernandes (PMDB) e George Takimoto (PDT) teve sua redação final aprovada pelos deputados, na sessão desta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa. Ela foi inclusive incentivada pelo MPE (Ministério Público Estadual), que incentivou a criação de uma lei estadual para adequar esta situação.

O dono do animal precisa de um documento firmado por um médico veterinário, atestando as boas condições de saúde do animal, emitido até 15 dias antes do embarque, tendo junto a sua carteira de vacinação atualizada. Na hora do transporte eles precisam estar bem higienizados, com a devida plaqueta de identificação, constando nome e telefone do proprietário.

Os animais deverão estar em caixas de transporte apropriadas, sendo colocadas em locais com ventilação, iluminação, em compartimento separado das bagagens e distante do motor do veículo, oferecendo condições de conforto e proteção.

Fica proibido o transporte em via terrestre por mais de seis horas seguidas, sem o devido descanso, evitando que o animal esteja fraco, ferido ou em estado de gestação. A empresa até pode recusar o transporte, em função de questões relativas à saúde, desde que tenha um documento do veterinário que justifique tais razões.

Ao deficiente visual, fica garantido o direito de ingressar e permanecer acompanhado do cão-guia, independente do peso do animal e do pagamento da tarifa. Com a aprovação, restará ao governador decidir se sanciona ou veta a matéria.

Nos siga no Google Notícias