Em MS, seis partidos têm pré-candidatos ao governo para as eleições de 2026
Riedel buscará novo mandato, enquanto outros cinco nomes tentarão o cargo pela primeira vez

Com o início do período de convenções partidárias nesta segunda-feira (20), o cenário da disputa pelo Governo de Mato Grosso do Sul começa a ganhar definição. Até o momento, seis partidos já anunciaram pré-candidatos ao cargo nas eleições de 2026. Os nomes serão oficializados até o prazo final para registro das candidaturas, em 15 de agosto.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Com o início das convenções partidárias nesta segunda-feira (20), seis partidos já anunciaram pré-candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul para 2026. O governador Eduardo Riedel (PP) buscará reeleição, enquanto o PT lançará Fábio Trad. Psol, Partido NOVO, DC e Agir também confirmaram candidatos. As candidaturas serão oficializadas até 15 de agosto, prazo final para registro na Justiça Eleitoral.
O governador Eduardo Riedel (PP) buscará a reeleição à frente de uma ampla coligação formada pelo PP, PL (Partido Liberal), PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), partido pelo qual foi eleito em 2022, além da federação formada por União Brasil e PP, Republicanos, MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e Avante.
- Leia Também
- TRE libera campanha do Festival de Inverno e outras ações do Estado
- Convenções partidárias para definir candidatos às eleições estão liberadas
A convenção do grupo está marcada para 1º de agosto, quando a candidatura deverá ser oficializada. Antes disso, o PSDB realiza uma reunião interna nesta terça-feira (21), apenas para formalizar a ata que será encaminhada à coligação majoritária.
Principal nome da oposição, o PT (Partido dos Trabalhadores) terá como candidato ao governo o advogado e ex-deputado federal Fábio Trad. A vice será Gilda dos Santos, conhecida como Dona Gilda. As pré-candidaturas foram anunciadas em 13 de dezembro do ano passado, durante visita do presidente nacional da sigla, Edinho Silva, a Campo Grande.
Além do PT, a candidatura contará com o apoio da federação Brasil da Esperança, formada por PV (Partido Verde) e PCdoB (Partido Comunista do Brasil), e também do PSB (Partido Socialista Brasileiro). A convenção partidária que oficializará os candidatos do Partido dos Trabalhadores será no próximo domingo (26), às 9h, na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).
Outra legenda que confirmou participação na disputa é o Psol (Partido Socialismo e Liberdade), que concorrerá em aliança com a Rede Sustentabilidade. O pré-candidato ao governo é o pequeno produtor rural Lucien Rezende, que afirma que a federação também terá candidatos ao Senado e às vagas de deputado federal e estadual, que serão oficializados durante a convenção no próximo sábado (25).
"Não é nem uma decisão pessoal minha, é uma decisão do partido, que nós temos que fazer o debate. É uma eleição para governo, nós entendemos que o Psol sempre fez parte, desde a fundação há 20 anos atrás, nós nunca deixamos de disputar o governo e nem a prefeitura de Campo Grande. Então mais uma vez o Psol vai estar fazendo a disputa, o debate necessário, mas um debate com propostas progressistas e muitas cobranças também, porque a gente vê que muitas coisas no Estado não foram feitas", afirmou.
O Partido NOVO definiu como pré-candidato o deputado estadual João Henrique Catan, filiado à legenda desde março deste ano. Segundo informações do partido, também já foram apresentados cinco pré-candidatos à Câmara dos Deputados e três à Assembleia Legislativa. A convenção partidária, que anunciará também o vice de Catan, está marcada para o dia 5 de agosto, último dia do prazo permitido pela legislação eleitoral.
“Encontrei no Partido NOVO um espaço de liberdade, coerência e independência para exercer esse mandato sem amarras, com autonomia para defender aquilo em que acredito e representar uma oposição firme, responsável e propositiva. Não seria coerente limitar essa luta à Assembleia se acredito que Mato Grosso do Sul pode ser administrado com muito mais eficiência, responsabilidade e respeito ao cidadão”, disse Catan.
Pelo DC (Democracia Cristã), o pré-candidato ao governo é o economista Renato Gomes. O partido ainda não definiu quem será o candidato a vice-governador. A decisão deve ocorrer durante a convenção marcada para 1º de agosto, às 10h, na sede estadual da legenda.
"A minha pré-candidatura nasce de uma indignação popular contra a corrupção. Em primeiro lugar, ela tem relação com a corrupção, com o gasto do dinheiro público, entre outras razões, e uma tentativa de alterar a política estadual e o desenvolvimento econômico para o nosso Estado", comentou Renato Gomes.
O radialista douradense Jeferson Bezerra, presidente estadual do Agir, também é um dos pré-candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul. Em eleições anteriores, Bezerra tentou se eleger senador, prefeito e vereador de Dourados. De acordo com o radialista, a convenção será nesta terça-feira (21), das 8h às 12h, em Campo Grande. O evento será pequeno, apenas para a assinatura da ata dos candidatos a deputado federal, ao Senado, ao governo e a vice-governador.
As pré-candidaturas ainda precisam ser oficializadas nas convenções partidárias. Após essa etapa, os partidos deverão solicitar o registro dos candidatos à Justiça Eleitoral, que fará a análise dos requisitos legais antes da homologação definitiva para a disputa das Eleições 2026.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

